Dra Amanda Costa
Nos últimos anos, a produtividade tornou-se quase uma obsessão. O mundo corporativo e a sociedade em geral impõem um ritmo de trabalho acelerado e, muitas vezes, desumano. A ideia de que é preciso se dedicar incansavelmente para obter sucesso criou um ambiente onde a exaustão é vista como um mero efeito colateral e não como um sério problema de saúde. Nesse contexto, a Síndrome de Burnout se tornou uma das maiores ameaças à saúde mental e física dos trabalhadores.
O caso do Japão é um dos exemplos mais extremos dessa realidade. O fenômeno do "karoshi", ou morte por excesso de trabalho, é um reflexo alarmante do que pode acontecer quando não se estabelece um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Em 2015, os pedidos de indenização de familiares contra empresas, chegaram ao número recorde de 2.310, segundo relatório do Ministério do Trabalho do Japão. Embora essa mentalidade possa resultar em conquistas a curto prazo, os efeitos a longo prazo podem ser devastadores.
Afinal, o que é o Burnout?
Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade e a principal causa da doença é o excesso de trabalho.
Exagero no uso de estimulantes, como café, energéticos, cigarro e o uso do álcool como forma de relaxamento são sinais de que o trabalho precisa desacelerar.
Os efeitos a longo prazo incluem: dores de cabeça frequentes, alterações no apetite, insônia, dificuldade para se concentrar, pensamentos negativos constantes, sentimentos de fracasso e em casos mais graves Depressão.
Se identificou?
O diagnóstico da Síndrome de Burnout é feito por profissional especialista após análise clínica do paciente. O médico especialista em Saúde Mental ou psiquiatria e o psicológo são os profissionais de saúde indicados para identificar o problema e orientar a melhor forma de tratamento.
Se você ou alguém que você conhece está enfrentando sintomas de burnout, é fundamental buscar apoio e lembrar que cuidar da saúde mental é tão importante quanto alcançar metas profissionais.
Cuide-se!
Sou a Dra Amanda Costa – Médica em Psiquiatria
CRM 15.466 -MT
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Sebastião Bispo Dos S Mendonça 20/03/2025
Isso é no Japão que trabalham igual loucos, aqui no Brasil o povo é mais preguiçoso. Estão morrendo com a reação das vacinas anti-covid, maus subtos aumentaram.
1 comentários