O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, diz que a população precisa se conscientizar sobre os danos que as fake news podem causar.
De acordo com o magistrado, é necessário questionar informações compartilhadas em redes sociais e aplicativos como Whatsapp.
"Tudo que recebo - e olhe que recebo coisas durante o dia todo de grupo de Whatsapp - não repasso nada sem conferir. Se conferir e mesmo assim tiver dúvidas, já não repasso também. Então [o combate contra a fake news] é pela educação e pela conscientização do cidadão", explicou.
Para Rocha, é importante que a Justiça Eleitoral atue em casos de notícias falsas que possam comprometer processos eleitorais. Ele avaliou que proibir a circulação das fake news é algo difícil.
O presidente do TRE-MT também ressaltou a importância das campanhas de conscientização sobre a gravidade das informações mentirosas.
"Essa luta não é só da Justiça Eleitoral, tem que ser de cada um de nós eleitores e de cada cidadão brasileiro. Como você combate? Tem várias formas, mas proibir vai ser difícil. Sabemos que hoje temos um monte de fake news produzidas por 'robôzinhos'. Ele faz e espalha por todo lado", avaliou.
Leia mais:
Carlos Alberto é eleito presidente do TRE-MT; Nilza Maria é vice
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
José 07/05/2021
Vai cobrar quanto$$$$$???
1 comentários