REDAÇÃO
A Câmara Municipal de Cuiabá vai realizar uma Audiência Pública para discutir melhorias para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate a Endemias (ACE).
A audiência foi requerida pelos vereadores do PSB, Katiuscia Manteli e Ilde Taques, e foi marcada para acontecer no dia 14 de abril.
De acordo com o requerimento dos vereadores, o objetivo da audiência é de proporcionar o debate para garantir melhores condições de trabalho e valorização profissional para essas categorias.
“Vamos discutir questões fundamentais como a equiparação salarial, o auxílio-transporte e o adicional de insalubridade. Atualmente, os agentes de combate a endemias recebem 40% desse auxílio, enquanto os agentes comunitários de saúde recebem apenas 20%, mesmo estando expostos aos mesmos riscos. Precisamos corrigir essa disparidade”, destacou a vereadora Katiuscia Manteli.
Ela também enfatizou que a revisão da legislação de 1992 e a adequação dos benefícios para os ACS e ACEs beneficiariam não apenas essas categorias, mas todo o funcionalismo público de Cuiabá.
“Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias enfrentam grandes desafios. Atualmente, não recebem vale-transporte de forma adequada, o que é um desrespeito à legislação federal. Os agentes de combate a endemias, por exemplo, recebem apenas dois vales por dia, quando seriam necessários quatro para cobrir seus deslocamentos. Já os agentes comunitários de saúde não recebem nenhum auxílio para transporte, o que contraria a legislação vigente”, explicou.
Além dessas demandas, Katiuscia informou que já solicitou uma reunião com o prefeito Abilio Brunini para tratar da convocação de profissionais aprovados no último processo seletivo. “Estamos enfrentando uma epidemia de dengue e chikungunya, e temos agentes aprovados aguardando convocação. Precisamos resolver essa questão com urgência”, pontuou.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.