Segunda-feira, 07 de Abril de 2025
icon-weather Cuiabá
32°C
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Segunda-feira, 07 de Abril de 2025
icon-weather Cuiabá
32°C
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Sexta-feira, 04 de Abril de 2025, 14:24 - A | A

04 de Abril de 2025, 14h:24 - A | A

JUSTIÇA / AÇÕES CONCRETAS

OAB-MT pede que PF investigue 'golpe do falso advogado'

Entidade quer que PF conduza investigações sobre fraudes eletrônicas envolvendo a falsa identidade de advogados e servidores públicos

DA REDAÇÃO



Após o debate sobre o chamado ‘golpe do falso advogado’, liderado pela presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, durante o Colégio de Presidentes de Seccionais, realizado no dia 22 de março, em Manaus, no Amazonas, algumas ações começam a ser concretizadas. Nesta semana, por exemplo, o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, solicitou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que a Polícia Federal conduza investigações sobre fraudes eletrônicas envolvendo a falsa identidade de advogados e servidores públicos.

“A federalização da investigação se justifica não apenas pelo meio utilizado - a internet -, mas pelo alcance territorial dos golpes, que ultrapassam as jurisdições estaduais e comprometem a segurança jurídica dos credores”, afirmou Simonetti.

A decisão foi tomada após deliberação unânime no Colégio de Presidentes das Seccionais da OAB, quando a preocupação com a crescente incidência do chamado “golpe do falso advogado” foi debatida. O esquema criminoso tem se sofisticado e expandido em todo o território nacional, prejudicando cidadãos que aguardam pagamentos judiciais, como precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPV).

De acordo com a OAB, criminosos utilizam informações públicas sobre processos e sistemas informatizados para obter dados sensíveis das vítimas. Com isso, simulam comunicações oficiais e se passam por advogados ou servidores do Poder Judiciário, induzindo os destinatários a realizarem transferências bancárias indevidas.

No ofício encaminhado ao ministro Lewandowski, a OAB destaca que tais fraudes, por sua natureza cibernética e repercussão interestadual, justificam a atuação da Polícia Federal. A entidade menciona, ainda, o impacto negativo dessas práticas na credibilidade do Sistema de Justiça e na confiança da sociedade na advocacia regularmente constituída.

No documento, a OAB ainda reitera seu compromisso em colaborar com as investigações e fornecer informações que possam contribuir para a elucidação desses crimes, reforçando seu papel na defesa da classe advocatícia e da sociedade contra práticas fraudulentas.

Carta de Manaus

O Colégio de Presidentes, após análise e discussão sobre o chamado "golpe do falso advogado", divulgou carta com o planejamento de ações da entidade para coibir a fraude, são elas:

– Indicar o protocolo de pedido direcionado ao Ministério da Justiça, ao CNJ e ao Governo Federal para federalizar ações, investigações e campanhas de combate ao golpe dos falsos advogados, com a proposição de grupos técnicos de trabalho, além de adotar providências para assegurar o acesso regulado e seguro aos dados processuais, inclusive com o uso de inteligência artificial para cruzamento de dados e unificando os canais de denúncia em abrangência nacional.

– Propor à ESA Nacional a criação de campanhas nacionais e cursos sobre golpes dos falsos advogados, deepfake, autenticação, uso de Inteligência Artificial (IA) e da Lei Geral de Proteção de dados (LGPD), com a participação do Ministério da Justiça e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), unificando a comunicação entre as Seccionais, inclusive com a celebração de termos de cooperação envolvendo órgãos do Sistema de Justiça e de Segurança.

– Designar a Procuradoria-Geral da OAB para que promova a realização de estudo de viabilidade de ajuizamento de Ação Civil Pública para providências contra os golpes dos falsos advogados.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Corpo encontrado sem cabeça em área de mata é identificado
#GERAL
BRUTAL
Corpo encontrado sem cabeça em área de mata é identificado
Feirão de Empregos oferece mais de 300 vagas para mulheres em Cuiabá
#GERAL
OPORTUNIDADES
Feirão de Empregos oferece mais de 300 vagas para mulheres em Cuiabá
Homem é encontrado morto dentro de barracão de madeira em Cuiabá
#GERAL
EM DECOMPOSIÇÃO
Homem é encontrado morto dentro de barracão de madeira em Cuiabá
Homem leva tapas na cara e esfaqueia homem dentro de bar
#GERAL
PRESO EM FLAGRANTE
Homem leva tapas na cara e esfaqueia homem dentro de bar
Jovem perde o controle da moto, bate contra muro e morre
#GERAL
FATALIDADE
Jovem perde o controle da moto, bate contra muro e morre
IPVA de veículos com placas finais 5, 6 e 7 deve ser pago até 30 de abril
#GERAL
ATENÇÃO
IPVA de veículos com placas finais 5, 6 e 7 deve ser pago até 30 de abril
Confira Também Nesta Seção: