DA REDAÇÃO
O prefeito Abilio Brunini recebeu uma comitiva de integrantes do Sindicato de Técnicos em Desenvolvimento Infantil (SINDITDI) e tratou sobre a valorização profissional almejada pela categoria.
Durante o encontro, no salão nobre do Palácio Alencastro, o gestor afirmou que tratará do assunto visando a mudança de Técnico de Desenvolvimento Infantil (TDI) para Professores de Desenvolvimento Infantil (PDI), assim que se encerrar o prazo do Decreto de Calamidade Financeira finalizar, previsto para o final de junho.
A alteração contempla o Plano de Cargos e Carreiras, sendo um desejo pessoal do prefeito valorizar os profissionais da educação, pois são deles o contato direto com o desenvolvimento das crianças cuiabanas.
“Eu quero valorizar a educação, e o grupo aqui presente integra esse contexto. Não por uma questão eleitoral, que fique claro isso. Eu quero fazer isso porque eu gosto e coloquei no meu plano de governo independente de grupo político”, pontuou o prefeito.
O prefeito lembrou que não é apenas uma mudança de sigla (TDI para PDI). “A gente precisa mexer na descrição e definição da atividade e no plano de carreira. Não é só mandar um projeto para que os vereadores votem. E sei que vocês querem a valorização profissional e essa mudança contempla isso, é um reconhecimento de atividade. Mas, para isso existem etapas. Primeiro o equilíbrio financeiro, precisamos colocar as coisas em ordem, porque vai impactar na Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas, vamos concentrar esforços para tratar disso”, frisou Abilio.
Leia mais:
Deputado destina R$ 4 mi em emendas e prevê 'resgate' de Cuiabá
As mudanças precisam passar pela aprovação do Conselho Municipal de Educação, após verificação dos impactos para a administração e seguir para aprovação dos vereadores.
“Vocês precisam buscar apoio do Conselho Municipal de Educação. Quanto a mim, vocês podem contar comigo, eu vou mandar esse projeto e precisamos da aprovação do Conselho”, frisou o gestor.
Em 2019, quando era vereador, juntamente com o vereador Joelson, Abilio já batalhava pelo projeto. “A reunião com as TDIs foi ótima, chegamos ao consenso que já existia anteriormente com o prefeito, que é a valorização de todas as TDIs, e a gente vai fazer, como o nosso prefeito disse, ao longo desse ano, construir as condições necessárias para fazer essa transposição”, disse o secretário municipal de Educação, Amauri Monge.
Rosilene Soares, presidente do Sindicato das Técnicas de Desenvolvimento Infantil, também saiu satisfeita. “Isso que a gente esperava ouvir, ter o compromisso selado. Então, nós estávamos ansiosas por esse momento, encontrar com ele (Abilio) pessoalmente, agora prefeito. E ele provou que não é só a promessa de campanha, que realmente ele vai cumprir com a fala dele. Então nós saímos daqui com o coração, transbordando de alegria, de que realmente o nosso projeto vai acontecer, que esse sonho vai ser realmente realizado, que é o nosso reconhecimento profissional. Vamos fazer o movimento para isso aconteça”, disse Rosilene.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.