Terça-feira, 08 de Abril de 2025
icon-weather Cuiabá
29°C
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Terça-feira, 08 de Abril de 2025
icon-weather Cuiabá
29°C
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Sexta-feira, 04 de Abril de 2025, 17:50 - A | A

04 de Abril de 2025, 17h:50 - A | A

JUSTIÇA / TARADO

Trabalhador que assediou colega e ofereceu dinheiro para encontros leva 'justa causa'

Ex-empregado admitiu o assédio, mas diz que não cometeu nenhuma falta para ter sido demitido

DA REDAÇÃO



O ex-empregado de um frigorífico no norte de Mato Grosso teve a dispensa por justa causa confirmada após assediar uma colega de trabalho. A decisão foi dada pela Justiça do Trabalho de Sinop, que manteve a penalidade aplicada pela empresa após a constatação de que o trabalhador fez investidas de cunho sexual, inclusive oferecendo dinheiro à colega durante o expediente

A sentença negou o pedido do trabalhador para reverter a dispensa em uma rescisão sem justa causa. O ex-empregado disse que não cometeu nenhuma falta e que a penalidade teria sido uma estratégia da empresa para evitar o pagamento das verbas rescisórias. Afirmou ter sofrido constrangimentos ao ser acusado de assédio sem que a empresa tivesse instaurado um procedimento interno para apuração dos fatos.

Mas, com conversas e imagens apresentadas à Justiça, o frigorífico comprovou que o trabalhador praticou assédio tanto presencialmente quanto por mensagens via whatsapp, contrariando as normas internas da empresa. Por isso, aplicou a justa causa com base em incontinência de conduta e mau procedimento, faltas graves previstas na CLT como passíveis de justa causa.

Leia mais:

OAB-MT pede que PF investigue 'golpe do falso advogado'

TJ nega recurso e mantém condenação de homem por “stalking”

STJ analisará decisões de desembargadores afastados por venda de sentenças

A empresa revelou que, em um dos diálogos, o ex-empregado chegou a oferecer dinheiro à colega para que ela o acompanhasse em momentos íntimos. Segundo o frigorífico, o ex-empregado foi chamado a prestar esclarecimentos após diversos relatos e denúncias, ocasião em que admitiu as investidas, mas minimizou a gravidade dos atos ao afirmar que “todas eram maiores e capazes, e que não havia nada de errado na sua conduta”.

Ao julgar o caso, o juiz destacou que as conversas ocorreram inclusive em dias úteis, durante o expediente, e demonstraram um comportamento intencional e insistente do empregado em persuadir a colega a acompanhá-lo em encontros íntimos, propostas sempre recusadas por ela. O magistrado também apontou o agravamento da situação quando, após ser repreendido pela colega, o trabalhador enviou mensagens acompanhadas de imagens com conteúdo sugestivo e de conotação sexual, incluindo um GIF de casal em situação íntima e ícones de cifrões. Mesmo diante das recusas da colega, o assediador insistiu.

Conforme o magistrado, não há dúvida de que as conversas e as imagens, reconhecidas pelo ex-empregado, confirmam a defesa do frigorífico de que houve falta grave. “Referida prova atesta comportamento inoportuno do autor, de nítida conotação sexual, consistente na insistente tentativa do reclamante em convencer a colega de trabalho a acompanhá-lo em momentos de intimidade (inclusive mediante pagamento), demonstrando falta de respeito pelo sexo oposto e desregramento de conduta com indubitáveis reflexos no ambiente laboral”, afirmou o juiz.

Diante da gravidade da situação, o juiz manteve a justa causa e indeferiu os pedidos do ex-empregado de receber verbas como aviso prévio, 13º salário, multa de 40% sobre o FGTS, além de indenização por danos morais. “Restou demonstrada a regularidade da penalidade aplicada e a inexistência de qualquer conduta ilícita por parte da empresa”, finalizou o magistrado.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Show no Parque das Águas adiado devido temporal em Cuiabá
#GERAL
NESTA TERÇA-FEIRA
Show no Parque das Águas adiado devido temporal em Cuiabá
Forte chuva causa estragos em Cuiabá no aniversário da cidade
#GERAL
NO DIA DO ANIVERSÁRIO
Forte chuva causa estragos em Cuiabá no aniversário da cidade
Membro de facção invade casa, bate em irmãos e ameaça:
#GERAL
PRESO EM FLAGRANTE
Membro de facção invade casa, bate em irmãos e ameaça: "não sabem com que mexeram"
Morador denúncia abandono em trecho da MT-245:
#GERAL
VEJA VÍDEO
Morador denúncia abandono em trecho da MT-245: "virou lagoa"
PM afastado é alvo de operação que investiga assassinato de Renato Nery
#GERAL
SUPOSTO INTERMEDIADOR
PM afastado é alvo de operação que investiga assassinato de Renato Nery
Técnica de enfermagem atropelada na faixa de pedestre morre no hospital
#GERAL
MOTORISTA FUGIU
Técnica de enfermagem atropelada na faixa de pedestre morre no hospital
Confira Também Nesta Seção: