Domingo, 22 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Domingo, 22 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

POLÍTICA Domingo, 12 de Maio de 2024, 00:58 - A | A

12 de Maio de 2024, 00h:58 - A | A

POLÍTICA / PESAR

Políticos lamentam morte de deputada de Mato Grosso

Amália Barros veio a óbito na noite deste sábado após 11 dias internada



Editado em 12/05 às 10:46

Assim que foi confirmada a morte da deputada federal Amália Barros (PL), no fim da noite deste sábado (11), diversos políticos começaram a se manifestar sobre a perda da jovem política. A maioria dos que já se manifestaram são da direita.

Uma das primeiras a se manifestar foi a senadora Damares Alves (PL-DF), ex-ministra do governo de Jair Bolsonaro (PL). "Amália partiu! Que Deus a receba em seus braços", escreveu em seu Instagram.

O filho do ex-presidente, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também lamentou a perda da parlamentar de Mato Grosso. "Recebi com muita tristeza a notícia da morte precoce da deputada federal @amaliabarros. Que Deus conforte familiares e amigos", escreveu.

De Mato Grosso, deputado federal Abílio Brunini (PL) disse ainda não acreditar na perda da correligionária. "Não tenho palavras. Senhor Deus console a todos nós????. Minha amiga @amaliabarros ???? inacreditável. Inacreditável", postou.

O secretário-chefe da Casa Civil e deputado licenciado, Fábio Garcia (União), também já externou pesar à família. Ele destacou a atuação da deputada antes e depois de ingressar na política. "Sua partida prematura é uma perda significativa para Mato Grosso. Sua representatividade em causas tão importantes serão lembradas com admiração e gratidão. Que sua memória inspire futuras gerações a seguir seus passos e a lutar pelos ideais que ela defendeu com tanto fervor".

O vereador da Capital, Dilemário Alencar (União) também já manifestou pesar pela morte da deputada. Perdemos a deputada federal Amália Barros. "Com grande pesar recebi essa triste notícia. Ela foi uma mulher guerreira, combateu o bom combate. Que Deus possa dar consolo e força a família e amigos da deputada Amália", colocou.

Já Michelly Alencar (União) tratou a deputada como amiga pessoal e também lamentou sua morte. "Mesmo sem entender os planos de Deus, aceitamos a vontade dele, pois é sempre perfeita. Que o consolo do Espírito Santo venha sobre o coração de todos nós, principalmente para os familiares. Lembrarei de você sempre com muito carinho e admiração. Desfrute do seu lugar do seu lugar de origem ao lado do pai, um dia nós encontraremos novamente".

Outros políticos como os deputados federais Hélio Lopes (PL-RJ), Kim Kataguiri (União-SP), Coronel Telhada (PP-SP), Junior Amaral (PL-MG) e o deputado estadual de Minas Gerais, Bruno Engler, também fizeram postagem na madrugada de domingo (12) lamentando a morte da parlamentar por Mato Grosso.

O prefeito e a primeira-dama de Cuiabá, Emanuel (MDB) e Márcia Pinheiro também se manifestaram sobre o falecimento. "Que nosso Senhor Jesus possa amparar os corações dos amigos, familiares e colegas da parlamentar em um momento de tamanha tristeza", declarou o prefeito em comunicado.

MORTE

Amália Barros (PL) faleceu no final da noite deste sábado (11) no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde estava internada desde o dia 1º de maio último.

A parlamentar foi hospitalizada para fazer uma cirurgia para a retirada de um nódulo no pâncreas. Contudo, nos últimos onze dias ela passou por uma série de cirurgias adicionais e os boletins médicos apresentaram sempre “estado grave de saúde”.

A deputada teria passado por uma cirurgia para tratar de complicações no fígado neste sábado. Porém, acabou não resistindo e morreu.

CARREIRA

Amalia Scudeler de Barros Santos nasceu em 22 de março de 1985, na cidade paulista de Mogi Mirim. Formada em jornalismo, ela transformou em luta um drama pessoal. Aos 20 anos de idade, Amália perdeu a visão do olho esquerdo por conta de uma infecção, a toxoplasmose. Após passar por 15 cirurgias, ela teve, em 2016, que remover o olho e passar a usar uma prótese ocular.

Em 2021, Amália lançou o livro “Se Enxerga!: Transforme desafios em grandes oportunidades para você e outras pessoas”, contando sua história, fundou o Instituto Amália Barros, rebatizado posteriormente como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular. Por meio dele, a deputada federal realizou diversas campanhas de arrecadação de recursos e doações de próteses oculares e lentes esclerais, beneficiando milhares de pessoas.

Além disso, ela se dedicou à aprovação da Lei. 14.126/2021, que classificou a visão monocular como deficiência sensorial e deu às pessoas com visão monocular os mesmos direitos e benefícios previstos para pessoas com deficiência.

Filiada ao Partido Liberal (PL), a jornalista foi eleita deputada federal por Mato Grosso, em 2022, recebendo mais de 70 mil votos, aproximadamente 5% dos votos do estado. Na Câmara, ela passou a integrar as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação, entre outras.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.

Álbum de fotos


Comente esta notícia

Ezequias Pereira gomes 12/05/2024

Quando souber o horário do e local do velório noos informe no grupo por gentileza

positivo
0
negativo
0

1 comentários

Secretário admite que baixa demanda fechará turmas noturnas do Ensino Médio
#GERAL
REORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL
Secretário admite que baixa demanda fechará turmas noturnas do Ensino Médio
MT tem um município entre os 10 com mais queimadas no Brasil
#GERAL
PAÍS EM CHAMAS
MT tem um município entre os 10 com mais queimadas no Brasil
Sete mil câmeras do Vigia Mais MT irão reforçar segurança das Eleições Municipais de 2024
#GERAL
REFORÇO
Sete mil câmeras do Vigia Mais MT irão reforçar segurança das Eleições Municipais de 2024
Caminhoneiros reféns  são  resgatados em Várzea Grande
#GERAL
VEJA VÍDEO
Caminhoneiros reféns são resgatados em Várzea Grande
Mortes associadas a sinais de facções criminosas crescem em MT
#GERAL
GESTOS MORTAIS
Mortes associadas a sinais de facções criminosas crescem em MT
Pai protege filha e denuncia duspeito à polícia
#GERAL
ABUSO DE VULNERÁVEL
Pai protege filha e denuncia duspeito à polícia
Confira Também Nesta Seção: