ARIELLY BARTH
DA REDAÇÃO
Rondonópolis é a cidade que mais se destaca na criação de Unidades de Conservação (UCs) em todo o Brasil. Conforme o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), o município mato-grossense lidera o ranking, com 19 novas unidades estabelecidas entre 2021 e 2024. Em segundo lugar, estão os municípios fluminenses de São João da Barra e Rio de Janeiro, ambos com 5 novas UCs.
No total, Mato Grosso conta com 98 UCs, abrangendo áreas municipais, estaduais e federais e todos os três biomas que compõem o estado. Rondonópolis, especificamente, possui 26 UCs, seguido por Cuiabá e Cáceres, que têm 7 e 5 UCs, respectivamente.
Nos últimos quatro anos, Rondonópolis incorporou 1,5 mil hectares de Cerrado, representando menos de 1% de seu território. Essa é uma contribuição significativa para a preservação de um bioma que perdeu cerca de 1,11 milhão de hectares em 2023, um número que supera a devastação em regiões amazônicas.
Leia mais:
Levantamento revela que prefeituras em MT unem pasta de Meio Ambiente com outras "conflitantes"
Além de Rondonópolis, outras cidades de Mato Grosso também criaram novas UCs durante esse período, incluindo Sapezal, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Pedra Preta, totalizando 23 novas unidades no estado.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.