Quarta-feira, 09 de Abril de 2025
icon-weather Cuiabá
30°C
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quarta-feira, 09 de Abril de 2025
icon-weather Cuiabá
30°C
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

MEIO AMBIENTE Quinta-feira, 03 de Abril de 2025, 14:48 - A | A

03 de Abril de 2025, 14h:48 - A | A

MEIO AMBIENTE / CENTRO DE REABILITAÇÃO

Sema investirá milhões para ampliar atendimento emergencial a animais silvestres

Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres em Cuiabá terá hospital e recintos para área de quarentena de animais silvestres

Da Redação



O Plano de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais deste ano prevê mais de R$ 16 milhões para ampliação do atendimento emergencial aos animais silvestres atingidos por incêndios florestais. A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, destaca que os recursos previstos vão garantir, entre outras ações, a conclusão em Cuiabá do maior hospital veterinário exclusivo para atendimento a animais silvestres da América Latina.

“Os investimentos são os maiores da história e refletem a priorização dada pelo Governo do Estado para essa agenda ambiental. As ações realizadas e planejadas para 2025 representam avanços importantes para a proteção da fauna silvestre de Mato Grosso”, ressaltou a secretária.

A unidade de atendimento vai funcionar no novo Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras). Além do hospital, estão sendo construídos recintos para área de quarentena de animais silvestres e estacionamento. A construção no Centro Político Administrativo abrange mais de 4 mil metros quadrados.

Até então, o maior hospital veterinário exclusivo para animais silvestres era o de Mato Grosso do Sul, com uma área de 1.162,33 m². Em Mato Grosso, o Cetras foi viabilizado por meio de uma parceria das secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), e conta também com recursos de emenda parlamentar destinada pelo senador Wellington Fagundes.

O Plano de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais inclui ainda a construção e reforma do Centro Integrado de Proteção Ambiental do Pantanal (Cipan). Foram previstos também recursos para monitoramento constante das condições da fauna silvestre no Pantanal durante o período da seca, para atendimento veterinário aos animais, alimentação, entre outras intervenções quando necessárias.

Andamento da obra

Com previsão de entrega em junho deste ano, a obra do hospital encontra-se na fase de execução da cobertura e dos acabamentos. A edificação inclui também o setor de quarentena, cuja estrutura ainda está sendo executada.  A secretária Mauren Lazzaretti adiantou que a unidade deverá ser gerida por uma entidade autárquica.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Show no Parque das Águas adiado devido temporal em Cuiabá
#GERAL
NESTA TERÇA-FEIRA
Show no Parque das Águas adiado devido temporal em Cuiabá
Forte chuva causa estragos em Cuiabá no aniversário da cidade
#GERAL
NO DIA DO ANIVERSÁRIO
Forte chuva causa estragos em Cuiabá no aniversário da cidade
Membro de facção invade casa, bate em irmãos e ameaça:
#GERAL
PRESO EM FLAGRANTE
Membro de facção invade casa, bate em irmãos e ameaça: "não sabem com que mexeram"
Morador denúncia abandono em trecho da MT-245:
#GERAL
VEJA VÍDEO
Morador denúncia abandono em trecho da MT-245: "virou lagoa"
PM afastado é alvo de operação que investiga assassinato de Renato Nery
#GERAL
SUPOSTO INTERMEDIADOR
PM afastado é alvo de operação que investiga assassinato de Renato Nery
Técnica de enfermagem atropelada na faixa de pedestre morre no hospital
#GERAL
MOTORISTA FUGIU
Técnica de enfermagem atropelada na faixa de pedestre morre no hospital
Confira Também Nesta Seção: