LETICIA AVALOS
Da Redação
O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) confirmou que o ex-deputado e ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, Neri Geller (PP), está articulando uma migração para o Republicanos após romper com o governo Lula (PT).
“Eu tive uma conversa com o presidente do nosso partido [Adilton Sachetti] hoje. Ele me falou que a informação procede e pediu a minha opinião”, disse Diego nesta quarta-feira (26).
Como resposta, o deputado afirmou que, na sua opinião, Geller precisa provar que está disposto a abraçar as pautas da direita e apoiar a candidatura à Presidência da República em 2026, seja do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou governador de São Paulo Tarcisio de Freitas (Republicanos), antes de ser aceito da sigla.
Guimarães ainda enfatizou que o partido não se permitirá ser usado como trampolim simplesmente para viabilizar o retorno de Geller à Câmara Federal. “Deixei bem claro que o nosso partido tem ideais e um perfil de direita [...] e o Neri precisa deixar isso muito claro: quais são as pautas que ele quer estabelecer caso venha pro Republicanos. O partido não pode simplesmente ser utilizado para uma eleição”, declarou.
Leia mais:
Abilio alega que presença na Câmara melhora relação com vereadores
Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe de Estado
Vice-governador anuncia R$ 40 milhões para construção de creches
As imposições não seriam direcionadas exclusivamente a Neri, mas a qualquer interessado em ingressar no Republicanos. “É um partido organizado e que não está no desespero atrás de candidato. Temos bons nomes e quem quiser somar força, naquilo que o partido acredita, será bem-vindo”, completou.
Demissão
Neri Geller foi exonerado do cargo que ocupava no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) logo após o leilão de arroz importado ser anulado por suspeitas de irregularidades, em junho de 2024.
Segundo o ministro Carlos Fávaro (PSD) informou na época, uma das empresas vencedoras do leilão promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pertence ao ex-assessor de Geller da Câmara, Robson Almeida de França, com quem o filho do ex-deputado possui sociedade.
Desde as eleições presidenciais de 2022, o ruralista já atuava na missão de neutralizar o apoio de parte do agronegócio a Jair Bolsonaro (PL) e, durante o período que esteve no Mapa, trabalhou para conectar o governo Lula com a Frente Parlamentar da Agropecuária no Congresso Nacional.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Lucas 27/03/2025
Otários são quem apoiam essas Porcarias, eu tô fora desse meio, mas infelizmente mesmo sendo concursados dependemos dessas Porcarias, infelizmente, infelizmente, chaga a dor a alma só de pensar que somos reféns dessas Porcarias…
1 comentários