MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
O grupo do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), tentou uma espécie de "golpe" para nomear o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho (MDB), presidente do diretório municipal do partido em Cuiabá. A manobra foi barrada pelo presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra.
De acordo com a deputada estadual Janaina Riva, secretária-geral do MDB estadual, o grupo de Emanuel tentou "atravessar" o diretório regional para efetivar a presidência de Emanuelzinho. O prefeito de Cuiabá é próximo do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi.
A disputa interna acontece com vistas à eleição municipal de 2024. Emanuel, atual prefeito da capital, pretende que o partido caminhe junto a uma candidatura aliada à sua gestão. Já o grupo de Janaina tende a levar o MDB para apoiar o atual presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), no pleito eleitoral.
Leia mais:
Conselheiro vota para reprovar contas de Emanuel por rombo de R$ 1,1 bilhão
"Emanuel tentou fazer uma provisória no município de Cuiabá, mandou isso para a (executiva) nacional e nós ficamos sabendo disso hoje à tarde, que eles estavam tentando atravessar o diretório estadual. Sendo que o Estatuto do MDB é muito claro nesse sentido, de que quem nomeia provisória municipal é o diretório estadual ou regional. Não foi feita a provisória deles, apesar de estarem divulgando como se isso estivesse publicado, é simples, basta entrar no site do TSE que vão ver que não foi feita nenhuma provisória", disse Janaian em áudio enviado à imprensa.
Segundo Janaina, "o Bezerra não aceita isso", em relação à tentativa de instituir o diretório com Emanuelzinho.
A previsão é que o Diretório Municipal do MDB em Cuiabá seja definido apenas em março de 2024, com eleições internas.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.