DA ASSESSORIA
Com a recente explosão no número de casos de Covid-19 em Mato Grosso, a busca por alternativas seguras e eficazes nos cuidados com a saúde voltou ao foco. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), só nestes primeiros 45 dias de 2024, foram mais de 17.844 casos de Covid-19 confirmados e 47 mortes decorrentes da doença.
Neste cenário, o atendimento domiciliar emerge como uma possibilidade na contenção da propagação do vírus e na garantia de cuidados adequados aos pacientes.
De acordo com Mara Nasrla, na área da saúde há mais de duas décadas e diretora executiva da Help Vida, o atendimento domiciliar oferece uma série de benefícios significativos que se tornam ainda mais evidentes em tempos de crise sanitária.
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“Em primeiro lugar, ao permitir que os pacientes recebam cuidados médicos no conforto de seus lares, o risco de contágio em ambientes hospitalares lotados é reduzido drasticamente. Isso é especialmente importante diante da alta transmissibilidade da COVID-19, onde cada contato evitado pode significar vidas salvas”, explica a especialista.
Além disso, o atendimento domiciliar oferece uma abordagem personalizada e focada no paciente, muitas vezes em grupos de risco como idosos ou pessoas com comorbidades, adaptando os cuidados de saúde às necessidades individuais de cada pessoa.
“Isso não apenas melhora a experiência do paciente, mas também contribui para uma recuperação mais rápida e eficaz. Com equipes médicas e de enfermagem dedicadas exclusivamente a cada caso, os pacientes recebem atenção integral e contínua, o que pode resultar em melhores resultados clínicos”, completa Mara Nasrala.
Outro aspecto fundamental do atendimento domiciliar durante uma nova onda de casos de Covid-19 é a redução da pressão sobre o sistema de saúde. Com hospitais e unidades de terapia intensiva operando no limite de sua capacidade muitas vezes, transferir parte do cuidado para o ambiente domiciliar alivia a sobrecarga sobre essas instituições, permitindo que se concentrem nos casos mais graves e urgentes.
Um outro ponto a ser considerado no atendimento domiciliar é o papel que ele pode desempenhar na identificação precoce de novos casos de covid-19 e na implementação de medidas de controle e prevenção. “Na Help, por exemplo, as equipes médicas que prestam cuidados em domicílio estão em contato direto com a comunidade e podem detectar sinais precoces da doença, rastreando contatos e realizando testes em indivíduos suspeitos. Isso é fundamental para conter surtos locais e evitar a propagação descontrolada do vírus”, pontua a diretora executiva.
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