DA ASSESSORIA
O hospital São Mateus, em Cuiabá, realizou nesta segunda-feira (3), a primeira cirurgia robótica, sob o comando do cirurgião Osvânio Pimenta, especialista em cirurgias robótica, endometriose e bariátrica.
O procedimento foi realizado em uma paciente que possuía endometriose profunda em pelve e endometriose intestinal . Segundo Osvânio, responsável pelo procedimento, a cirurgia foi um sucesso.
“Nessa paciente, foi indicada a cirurgia robótica por ser menos invasiva e possibilitar uma eficiência maior na visualização e na ressecção de todas as estruturas e lesões na região pélvica, uma área mais estreita, de estruturas de maior risco de sangramento e lesões. O sistema robótico, além de ampliar e melhorar a visualização das lesões e estruturas, facilita ressecções, proporcionando menos risco, um resultado final melhor e uma recuperação mais rápida e com menos dor ”, disse.
Leia mais:
Uso de cigarro eletrônico aumenta 600%; pneumologista alerta sobre impactos na saúde
A intervenção foi executada com a tecnologia do robô Da Vinci X, um equipamento de 4ª geração em tecnologia que permite a realização de cirurgias minimamente invasivas com maior precisão.
Os movimentos do robô são comandados por meio de um console e o cirurgião tem acesso a uma plataforma com imagens em 3D com alta definição. Isso permite ao médico maior amplitude e precisão nos movimentos de pinças, além de incisões menores.
“O robô facilita a precisão, consegue dar mais detalhamento de todas as estruturas internas, amplia o campo de visão, possibilita preservar tecidos e retirar áreas afetadas pela condição do paciente de maneira mais assertiva”, completa o especialista.
Osvânio, que tem especialização em cirurgia robótica, destacou a importância do procedimento para a área da saúde local, considerando-o um grande avanço tecnológico.
“Isso sem dúvida coloca o hospital São Mateus entre os maiores hospitais do país, reflete como estamos aptos a oferecer em nossos procedimentos alta tecnologia e eficiência”, comemora.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.