MIKHAIL FAVALESSA E LÁZARO THOR
Deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) derrubaram nesta quarta-feira (24) o veto do governador Mauro Mendes (UNIÃO) ao projeto de lei que proíbe a construção de hidrelétricas ao longo do rio Cuiabá. O veto foi derrubado por 20 votos a favor da derrubada e 3 contra.
O projeto, que inicialmente foi proposto pelo deputado Wilson Santos (PSD), teve adesão de outros parlamentares como Elizeu Nascimento (UNIÃO), Allan Kardec (PSB), Eduardo Botelho (UNIÃO) e Sebastião Rezende (UNIÃO).
O governador Mauro Mendes vetou o texto original por entender que a prerrogativa para legislar sobre recursos hídricos é do governo federal e não dos estados.
Leia mais:
Após derrota na AL, dona de PCHs no Rio Cuiabá produz propaganda
Nota técnica contraria veto e defende proibir PCHs no Rio Cuiabá
A derrubada do veto foi resultado de uma mobilização de pescadores, que contou com a articulação de ambientaliastas do Fórum Matrogrossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad-MT) e outros grupos, que inclui um grupo de organizações não-governamentais (ONG's) reunidas no Observatório Socioambiental de Mato Grosso (Observa-MT).
Discursaram a favor da derrubada dos vetos os deputados: Allan Kardec, Xuxu Dal Molin, Elizeu Nascimento, Paulo Araújo, Sebastião Rezende, Max Russi, Thiago Silva, Carlos Avalone, Dr. João, Lúdio Cabral, Valdir Barranco, Wilson Santos.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.