MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
A professora Maria do Carmo da Silva, moradora de Tangará da Serra (MT), foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 14 anos de prisão pela participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Maria do Carmo foi presa em flagrante naquele dentro do Palácio do Planalto.
Ela e centenas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) após invadirem prédios públicos pedindo intervenção militar contra o governo, então recém-empossado, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Maria do Carmo foi condenada pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, Golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada. Venceu o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes.
Leia mais:
Ex-secretários também são alvos de ação por organização criminosa na Saúde - veja detalhes
A pena foi fixada em 14 anos, sendo sendo 12 anos e seis meses de reclusão, e um ano e seis meses de detenção, além de 100 dias-multa, cada dia multa no valor de um terço do salário mínimo. A professora foi condenada também a pagar de maneira solidária com os demais condenados uma indenização de R$ 30 milhões pelos danos ao patrimônio público.
Moraes foi acompanhado pelos ministros Cármen Lúcia, Flávio Dino, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Luiz Fux. Também acompanharam com ressalvas os ministros Cristiano Zanin e Edson Fachin.
Zanin avaliou que a pena deveria ser de 11 anos, sendo 10 anos e seis meses de reclusão, e seis meses de detenção. E Fachin votou para condenar em 11 (onze) anos, sendo 10 (dez) anos e 6 (seis) meses de reclusão e 6 (seis) meses de detenção, além de 20 (vinte) dias-multa, calculados à razão de 1/30 (um trigésimo) do salário-mínimo vigente à época do fato.
O ministro Luís Roberto Barroso deu voto divergente, rejeitando a acusação de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, por considerar que não é possível a condenação por esse crime ao mesmo tempo em que há condenação por Golpe de Estado.
Já André Mendonça e Nunes Marques votaram para absolver Maria do Carmo das acusações.
Voto de Moraes
Em seu voto, o ministro Alexandre de Moraes destacou que Maria do Carmo estava acampada em frente ao Quartel-General do Exército (QGEx), em Brasília, desde o início de novembro de 2022, logo depois que Lula venceu a eleição contra Bolsonaro.
"A ré, portanto reconheceu que veio do Mato Grosso diretamente para a manifestação golpista que se instalou em frente o QGEx., tendo invadido a Praça dos Três Poderes e ingressado ilicitamente no Palácio do Planalto, plenamente irmanada aos propósitos criminosos da horda", escreveu o ministro.
"Está comprovado, pelo teor dos seus interrogatórios policial e judicial, que MARIA DO CARMO DA SILVA integrava grupo do QGEx. que buscava, em claro atentado à Democracia e ao Estado de Direito, a realização de um golpe de Estado com decretação de “INTERVENÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS” e, como participante e integrante da caravanas que estavam no acampamento do QGEx. naquele fim de semana invadiu os prédios públicos na Praça dos Três Poderes, com emprego de violência ou grave ameaça, tentou abolir o Estado Democrático de Direito, visando o impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais, tudo para depor o governo legitimamente eleito, com uso de violência e por meio da depredação do patrimônio público e ocupação dos edifícios-sede do Três Poderes da República", seguiu.
Para o relator, "o tempo de permanência da ré em situação de acampada e de manifestante também evidencia a prática criminosa, a indicar que estava plenamente irmanada aos propósitos criminosos da horda".
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Francisco Borges 07/03/2024
Muitos fracos advogados que estão defendendo esse pessoal...a maior preocupação deles é que os clientes NÃO FALEM NADA QUE PREJUDICA BOLSONARO...O verdadeiro culpado.
JOSE ALMEIDA 06/03/2024
Esses foram massa de manobra do ex presidente, filhos e políticos. O ex presidente que fugiu para os EUA, filhos e políticos nenhum estavam para dar apoio a eles e pra piorar ainda juntaram dezessete milhões de reais para o homem aplicar em fundos de investimento... Os idólatras estão presos e os políticos enchendo as burras de dinheiro. Que se pague o preço pela idolatria.
Miranda 06/03/2024
Uma vergonha desse consórcio (STF, Mídia e Presidente) prender quem não fez nada. Por que não prende e condena todos que realmente depredou o patrimônio público? Essa governo do amor é uma vergonha, tem mais ódio e sede de vingança do que perdão.
Miranda 06/03/2024
Uma vergonha desse consórcio (STF, Mídia e Presidente) prender quem não fez nada. Por que não prende e condena todos que realmente depredou o patrimônio público? Essa governo do amor é uma vergonha, tem mais ódio e sede de vingança do que perdão.
Rosa maria 06/03/2024
Palhaçada desse cara arriado da trevas, ainda o que me admiro é vê pessoas apoiando essa palhaçada, não estão vendo o rombo nos cofres públicos? Não está vendo o aumento da criminalidade? Não estão vendo o que esse partido das trevas estão fazendo?
José Renato Rodrigues 06/03/2024
Achei a pena muito pouco, pra quem apoiava destruir a democracia, matar opositores políticos. Pelo menos que fique presa.
Marcio 06/03/2024
Eu acho é pouco
Márcio dcherf 06/03/2024
Tem que condenar mesmo qualquer tipo de ataque a democracia e a constituição deve ser reprimida com todo o rigor da lei porém muitos foram lá sem saber o que estavam fazendo foram só porque o patrão pagou o ônibus e mandou ir infelismente
Paulo silva 06/03/2024
Tinha que fazer pagar os estragos que fizeram, o prejuízo que deram, protestar é outra coisa, esses imbecis devem apodrecer na cadeia.
Vinicius 06/03/2024
Quanto amor desse pessoal da situação !!;; proporcional a falta de conhecimento, falta de caráter, de escrúpulos, de noção do certo e errado. São cegos. Subprodutos de uma patroa educadora que vem corrompendo a cabeça daqueles cujo Q.I. de ameba os torna meros objetos de perpetuação do poder da esquerda. Tem que roubar mesmo. 240 bilhões é pouco. Que arrebentem com o país. Porque esses tontos são incapazes de perceber o caos que chega e lambem o traseiro de político comprovadamente desonesto
MARIA DA PENHA JACONIANO 06/03/2024
Eles não \"invadiram\" apenas. Eles quebraram tudo!!!
Edward Bertholine de Castro 06/03/2024
Concordo com o resultado! Uma professora que deveria ter minimamente leitura crítica da realidade não pode ser perdoada por ter participado de atos terroristas como o do dia 8/01. Sugiro apenas que não confundam os atos do judiciário com relação a outros processos que devem ser cobrados enfaticamente. Necessário, também, a prisão dos financiadores e mentores da baderna o que já está sendo feito. Creio que são mais demorados pois há de se juntar maior número possível de elementos comprobatórios dos envolvidos para não ficar dúvidas e gerar sentimento de perseguição e/ou injustiças. Quanto a professora, pensasse antes.
Reginaldo Rodrigues 06/03/2024
Agora todos estão uns coitado na hora de fazer o lixamento do supremo y congresso nacional não pensam que seriam presos. Concordo plenamente com o supremo cadeia para todos
JANIO ALVES 06/03/2024
Prestem atenção nas manifestações dos bolsotários, são sempre com muita raiva embutida e querendo imputar a alienação àqueles que são de esquerda. Não conseguem articular um pensamento de forma argumentativa e chamam os outros de alienados, kkkkk. Não passam de um monte de analfabetos funcionais, que por si, já são piadas prontas.
Campos 06/03/2024
Esses bolsogado, são muito imbecis, enquanto o mito merda tá comendo camarão e a Michele cheque comendo outra coisa , os imbecis sendo presos e se fu$#@do, kkkkkkkkkkkkkkk, vlw XANDÃO
Fiuza 06/03/2024
FOI TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO, APOIARAM O ROMPIMENENTO DA DEMOCRACIA E DO ESTADO DE DIREITO. FIQUEM PRESOS E PAGEM POR TUDO QUE FIZERAM, DESTRUIRAM, QUEBRARAM, E FALARAM.
João aroldo 06/03/2024
ABSURDO, presa por protestar. Enquanto o STF solta mega traficantes e políticos que roubaram bilhoes com excesso de provas, do outro lado prende professoras, idosas por protestar. INACEITAVEL, IMORAL, ABSURDO. Ja vivemos em uma ditadura, apenas não nos demos conta.
Luís Carlos Miranda 06/03/2024
O que está acontecendo no Brasil é uma vergonha. Sentenciar uma senhora e dizer que foi golpe de estado é ser muito fdp. Isso mostra o caráter de quem está no STF e a maioria são ditadores de toga, sem caráter, sem empatia e sem amor ao próximo. Esse presidente foi condenado e indiretamente matou centenas de pessoas por deixar de investir em saúde e segurança pelos 17 bilhões que foram roubados pela corja petista e hoje está solto exercendo o cargo maior de uma nação Presidente. Esses psicopatas esquerdistas e militantes terão a fúria de Deus no Armagedon e se arrepender será tarde. A justiça de Deus é a nossa única esperança verdadeira.
Luiz 06/03/2024
BOLSOTARIO E OS BOLSOLOIDES SAO FARINHA BURRA DO MESMO SACO. BOLSONARO ACABOU COM A APOSENTADORIA, E EM CONTRAPARTIDA , CRIOU O MENSALAO LEGALIZADO QUE CHAMOU DE ORÇAMENTO SECRETO PARA DAR MILHÕES AOS DEPUTADOS QUE VOTAM A FAVOR DO GOVERNO. TENTOU COMPRAR O CONGRESSO. ASSIM DOS VELHINHOS ELE TIROU APOSENTADORIA E PARA ELES CRIOU UMA APOSENTADORIA DE MILHÕES TODOS OS MESES E AINDA ESCONDEU ISSO DA POPULAÇÃO, CHAMANDO DE ORÇAMENTO SECRETO. TENTOU ACABAR COM AS UNIVERSIDADES GRATUITAS. LIBEROU MAIS DE 300 TIPOS DE AGROTOXICOS PROIBIDOS. TENTOU ACABAR COM OS DIREITOS TRABALHISTAS. ENFIM, SÓ COLOCOU NO CÚ DO POVO E BENEFICIOU A ELITE. E OS IDIOTAS AINDA MANDARAM PIX PARA ELE. VAI TOMAR NO CÚ BOLSONARO E SILAS MALAFAIA E ESSES PASTORES GOLPISTAS JUNTO. TRAIDORES DO POVO.
Marcos Paulo febuli 06/03/2024
Esses patriotarios tem que apodrecer na cadeia junto com seu mico,se jogar uma carteira de trabalho sai tudo correndo, bando de desocupados
Cesar 06/03/2024
Mais um... Ótimo. Que apodreçam no cárcere os analfabetos funcionais que não entendem o valor da Democracia e afrontam o Estado de Direito. Tic, toc, tic, toc... Aguardando, ansiosamente, o Bozo ir pro xadrez. Kkkkk
Maria Rocha Gomes 06/03/2024
Esquerdalhas do inferno , alienados, corruptos, mentirosod, bandidos ???? Apoiadores de ladrão, cachaceiro, mentiroso. Saiam nas ruas com ele seus merdas ???????????? .
Julimar solza 06/03/2024
Mostra aí os 70 milhões q votou no Lula...manda ele sair nas ruas pra ver se os 70 milhões de eleitor dele aparece...q democracia tem no Brasil...só idiota pra acreditar nisso...só se o democrático for o dinheiro que compra tudo ...e ainda compra os idiotas mortos de fome com migalhas...
Cruz eric 05/03/2024
Simone acorda pra vida na matéria diz presa em flagrante
José Renato Rodrigues 05/03/2024
Cadeia exemplar pra esses idiotas que caíram na lábia do vagabundo e ladrão do bolsonaro.
Valdir Cardoso da Silveira 05/03/2024
Nem se fosse uma pessoa sem muito estudo mais uma professora ai é cadeia mesmo ....so falta prender o covarde genocida e precisa ser logo ....esse safado nao pode ficar impune ....
Pedro Alves Neiva Filho Neiva 05/03/2024
Tem que prender logo o maior organizador de tudo isso logo bolsolixo boso e a quadrilha dele urgente Xandão !
Eliana Cristina 05/03/2024
Prendeu os patriotas que eles chamam de terroristas e estão soltando os bandidos, alguns pra ajuda lo a governar o pais, imagina como vai ficar o Brasil.... bandidos soltos e outros no governo.
Nelson Rodrigues 05/03/2024
O mal da democracia é que ela dá vez e voz aos idiotas, e aqui no Brasil eles são a maioria. Deus tenha piedade de todos.
Wander de Matos 05/03/2024
Golpe de estado sem uma garrucha velha. Um monte de idosos e tiozões do churrasco. Senhorinhas com bíblia na mão. Na moral, olha a cara dessa tia brother. Essa mulher não dá um golpe nem na sala de aula do 5° de uma escola de bairro onde ela deve lecionar. A galera que bate palma pra uma pena grande dessa, já perdeu a noção faz tempo das coisas. Não é questão de esquerda ou direita, isso aí é perseguição, e quando o chicote mudar de mão meu parceiro, pode dar ruim pra geral. Vão plantando vento aí truta.
Ricardo Lage Santos 05/03/2024
Tempos sombrios. Estamos sendo envolvidos por uma trama do judiciário e executivo, que não terá volta. Acorda povo.
Vanubia Nunes dos Santos 05/03/2024
Quem pensa fora da caixa do marxismo cultural é considerado golpista nesse país sem justiça, enquanto bandidos são soltos, pessoas que protestam sem armas, são presas com prisões absurdas de 14 anos. Olhando pra essa professora, só um canalha poderia dar um adjetivo de golpista ou terrorista, como a \" suprema gestapo\" tem dado.
Adriano 05/03/2024
Não concordo com isso.. Isso não pode acontecer.. Não deveria ser 14 anos ???????? DEVERIA SER 22 ANOS ????????????
Adriano 05/03/2024
Não concordo com isso.. Isso não pode acontecer.. Não deveria ser 14 anos ???????? DEVERIA SER 22 ANOS ????????????
Adriano 05/03/2024
Não concordo com isso.. Isso não pode acontecer.. Não deveria ser 14 anos ???????? DEVERIA SER 22 ANOS ????????????
Adriano 05/03/2024
Não concordo com isso.. Isso não pode acontecer.. Não deveria ser 14 anos ???????? DEVERIA SER 22 ANOS ????????????
João 05/03/2024
Cadeia pra bolsonaristas golpistas Xandão. Eu autorizo kkkkkk
Luisa Rauter Pereira 05/03/2024
A justiça começa a ser feita no Brasil, mas nossa democracia só estará segura quando os milicos envolvidos forem presos e exonerados do serviço público sem direito à aposentadoria. A professora vão ter a chance de aprender bastante na cadeia.
Helen de Almeida da Silva 05/03/2024
Um absurdo o que fizeram com a professora Maria do Carmo da Silva. Quem te que ser preso é o Alexandre de Moraes, o Lula e a patota do PT. Eles não foram antidemocrático, eles foram a favor da democracia e contra o Lula comunista.Nosso país é uma vergonha ter um ladrão na presidência.Fora Lula ,fora PT e fora Alexandre de Moraes.
Jacson 05/03/2024
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
Everaldo Clarindo messias 05/03/2024
Bolsoloides é isso acreditam no genocida sai da casa deles vão pra Brasília quebrar tudo tentar dar um golpe de estado pra manter o genocida no poder agora tá presa por ser burra Chama o mito pra te salvar
Andre 05/03/2024
GOLPE, NO DOMINGO????? SEM ARMAS ???? ACONTECEU TAMBÉM NOS OUTROS ESTADOS DA FEDERAÇÃO????? A SORTE DOS ESUERDEOPATAS, É A IMPRENS@ E XAND@O ESTAREM NA MESMA NARRATIVA MENTIROSA. VANDALISMO SIM, AGORA GOLPE ARREGO.
Anael Absalão de Oliveira 05/03/2024
Vocês precisam assistir a série na Netflix o mecanismo. Antes que essa esquerda comunista proíba, e conhecer de verdade esse safado que governa
MARIA DO CARMO NICOLA MATTE 05/03/2024
Inacreditável que pessoas as quais deveriam ser exemplos de vida, de postura , tenham atitudes desta natureza! Sorte dos estudantes, que, pelos próximos 14 anos, estarão livres de tamanha loucura( não encontrei outro adjetivo).
Luiz pereiray 05/03/2024
Ninguém em sã consciência faria o que esses malucos fizeram, um bando de aloprados. Faculdades intectuais nunca foi sinônimo de compreensão de mundo. Falta de cultura é o que esta professora nunca teve.
Thiago Boanerges 05/03/2024
A esquerda está punindo quem pensa contra? Meu amigo você mesmo disse, uma coisa é pensar contra, cada um tem direito a opinião. Agora montar quadrilha pra dar golpe de estado e agir invadindo e depredando instituições, forçar a abolição da democracia? Inventar fraude de urnas sem provas? Tentar se manter no poder de forma ilegítima? Porque? Pela vontade da minoria? Esse país é democrático rapaz o que importa é a vontade da maioria. Pare de falar merdah.
Cândido Alves dos Reis 05/03/2024
Tá faltando o mentor de tudo que aconteceu no 08/01, entrar no xilindró, tá demorando!!!Vamos lá Xandão, prende o Bandido Chefe.
Miguel Constantino borges 05/03/2024
Os outros vemos que são pessoas sem conhecimento agora professora que tem discernimento acadêmico será que nunca leu a constituição Federal que ninguém está acima da lei.
Simone 05/03/2024
Não houve crime. Provem! Mostrem ela pedindo golpe ou quebrando algo!
Fabiano Alves 05/03/2024
Que sirva de lição para todos, jamais atente contra o Estado Democrático de Direito, agora falta só o gatilho disso tudo ser preso, Bolsonaro!
Alberto 05/03/2024
Enquanto isso os corruptos e ladrões dos cofres públicos estão livres leves e soltos.
ELLEN PRISCILLA MENDES SILVA 05/03/2024
absurda
Luiz Carlos Rocha 05/03/2024
Q coisa ñ uma professora cm ideologia de FACISTA q devia ensinar a respeitar as leis agora chama o Bolsonaro professora participar de quebra quebra cm certeza é uma professora cm 0% de qualificação
Jose 05/03/2024
Lamentável..Lamentável...uma pessoa dessa com um grau de instrução elevado..se Ajuntar a Vândalos e Arruaceiros...para estragar sua Vida ..por um Mal elemento como esse Bozo.....um Energumeno q o que o Rui Barbosa tinha na Barriga ele tem na Cabeça... Mais mesmo assim me compareço do sofrimento. E trocar e Rezar q ele paga na Justiça por todos esse Crimes..
George Emerson 05/03/2024
1/30×1.500=50 Um trinta ávos 30⁰trigésimo lugar(posição 30 numa fila).
George Emerson 05/03/2024
1/30 é um trinta avos, e significa divisão. Trigésimo(30⁰)significa posição 30 numa fila,portanto, nada a ver. 1/30 de 1.500=1/30×1500=150÷3=50
Paulo 05/03/2024
Essas prisões e penas demonstram o verdadeiro caráter da esquerda, que une os três poderes para reprimir e torturar os que deles discordam. Com um pouquinho só de consciência dá pra ver o uso de medidas totalmente diferentes quando se trata dos \"companheiros\" lastimável ver pessoas do tipo do Alkimin e Favaro aliados a essa ORCRIM.
Wolney Alves de mesquita 05/03/2024
Libera o verdadeiro ladrão Coloca+ o na presidência e sai prendendo as pessoas. STF corrupto. Bandagem institucionalizou.
Paulo Willian 04/03/2024
Quem comete crime, precisa pagar pelo erro, independente de ser professora, advogado, empresário, etc.... Depedrar instituições públicas, incitar golpe ditatorial, incendiar bens de terceiros, são crimes. Está na.lei.a muito tempo. Sem anistja para criminosos.
ROSEMIR EVANGELISTA DA CRUZ 04/03/2024
Esse Brasil está ficando de cabeça prá baixo, políticos que roubaram a saúde, a educação etc. Estão todos soltos e uma professora que gritou certas palavras foi condenada.
Jovane Batista da silva 04/03/2024
No dia que a mesa virar pode pegar a toga pra cobrir o frio da tranca
Eu mesmo 04/03/2024
Acabou com a própria vida seguindo ideias de um maluco sem noção agora vai pra cadeia e o maluco fica passeando de boa
Edilson serafim dos anjos 04/03/2024
Certinho os juízes só acho que a pena foi muito pouca por tamanho idos dá-nos causados no patrimônio público. Que os outros tenham um pena maior.
João Luis Silveira 04/03/2024
Que vergonha esse judiciário brasileiro, professora presa e condenada por querer democracia no país, enquanto isso soltam bandidos perigosos dos presídios, até quando essa in justiça vai fazer isso? Temos vergonha desse stf, a maior vergonha do país, e aqueles que deveriam proteger a população dos tiranos está em conluio, mas a verdadeira justiça é a de Deus.
Ricardo Cruz 04/03/2024
Foi um grave erro e deve pagar pelos seus crimes. A LEI é pra todos. Eu lamento muito. Ela recebeu uma péssima orientação politica
Fabio Jose Bento Brum 04/03/2024
Foi pouco, merecia 17 anos!! Professora envolvida em baderna. Deveria pegar 17 anos para ficar de exemplo!! Alexandre foi bonzinho.
José soller Lopes filho 04/03/2024
Bem feito....estava lá...tipo gado...apoiando um golpe militar....quero ver os organizadores do golpe na CADEIA...não adianta encarcerar só o gado
67 comentários