DA REDAÇÃO
A Obras Sociais Menino Chico, em Várzea Grande é uma das beneficiadas do Programa Agrosolidário, realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT). Atualmente, no local 60 adultos são atendidos todos os dias e 110 crianças por semana. A entidade apoia a instituição com a doação da bebida de soja.
O presidente e fundador da instituição, Wender Moura Gomes explicou que o objetivo da Obras Sociais Menino Chico é promover a aproximação entre a sociedade com melhores condições financeiras e aqueles que estão mais próximos da desigualdade social.
"Queremos trabalhar pela equidade, proporcionando mais atenção e bens materiais para aqueles que têm menos. Desde que chegamos à comunidade, nosso principal foco tem sido preparar as crianças e jovens para se tornarem cidadãos melhores", contou ele.
Rose de Lima, beneficiada pelo Agrosolidário pela Obras Sociais Menino, compartilha a bebida de soja com a filha e a vizinha, utilizando como complemento alimentar. Ela a usa em sucos, geladinhos, bolos e vitaminas, e tem percebido benefícios no crescimento do filho. "Eu tenho um filho de 10 anos que come bem, mas não se desenvolvia. Ao incluir a bebida de soja em sucos, bolos e geladinhos, percebi que ele está ganhando forma. Quero compartilhar essa experiência com outras mães, pois há várias formas de usar essa vitamina", contou Rose.
Wender Moura ainda disse que as bebidas recebidas do Agrosolidário são muito úteis e colaboraram para o enriquecimento nutricional de crianças e idosos. "Esse apoio tem um impacto direto na vida das pessoas, proporcionando mais felicidade, mais energia e mais disposição para as crianças, que passam a render mais na escola, e para os adultos, que se tornam mais produtivos no trabalho e nas atividades diárias", pontuou o presidente da instituição.
Para ele, a parceria da Obras Sociais Menino Chico e a Aprosoja MT é fundamental, pois ajudam a chegar ainda mais perto da sociedade que está em situação de vulnerabilidade. Ainda descreveu que, quando órgãos e empresas se aproximam das instituições sociais, conseguem garantir que as doações cheguem efetivamente a quem precisa e para que continuem de portas abertas ajudando diretamente as pessoas que mais necessitam.
"Essa aproximação entre a sociedade organizada e as entidades de classe, como empresas e associações, é essencial. Precisamos ser a voz daqueles que estão em situação de vulnerabilidade, levando a ajuda até eles. Alimentação e outros recursos são extremamente importantes, e a contribuição das empresas é fundamental nesse processo", descreveu ele.
A instituição ainda realiza atividades como palestras para adultos e crianças, visitas a lares, doações de alimentos e roupas, sopa fraterna, trabalhos terapêuticos com os adultos e jovens, entre outras atividades.
Agrosolidário
O programa completou 15 anos em 2024 e vem, ao longo desse período, nutrindo a esperança de muita gente. Estruturado em quatro áreas principais, “Soja é Vida”, “Soja é Cultura”, “Soja Social” e “Soja é Esporte”, o programa da Aprosoja MT beneficiou 81 instituições e atendeu mais de 14 mil famílias em todo o estado.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.