ALLAN PEREIRA E CECÍLIA NOBRE
Da Redação
Após cerca de 7 horas, os membros da advocacia mato-grossense e a seccional Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) definiram os seis nomes que concorrerão à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça pelo chamado "Quinto Constitucional", na tarde desta quarta-feira (20).
Os nomes escolhidos para disputar a vaga são dos advogados Hélio Nishiyama, Flaviano Kleber Taques Figueiredo, Abel Sguarezi, Juliana Zafino I. Ferreira Mendes, Dinara de Arruda Oliveira, além da procuradora do Estado Gláucia Anne Kelly do Amaral. Veja a quantidade de votos ao final da matéria.
Os seis advogados foram escolhidos pelos 33 conselheiros da OAB Mato Grosso, cinco da diretoria da entidade e mais dois membros vitalícios, em eleição realizada na sede da Ordem, em Cuiabá.
Leia mais:
OAB inicia escolha de advogados que disputam vaga no TJ; entenda as regras
Com os seis nomes definidos, a lista seguirá para o Tribunal de Justiça, onde os desembargadores votarão para reduzir a uma lista tríplice, que será enviada ao governo. Pela Constituição Federal e Estadual, cabe ao governador Mauro Mendes (União Brasil) fazer a nomeação de um desembargador.
A presidente da OAB Mato Grosso, Gisela Cardoso, explica que o nome indicado irá representar a advocacia no Tribunal de Justiça.
"É um momento histórico. A escolha do desembargador pelo quinto representa a força da advocacia, que escolhe aquele que será a voz da advocacia dentro do tribunal. Essa é a finalidade do Quinto Constitucional de que os tribunais tenham o olhar e a voz do membro da advocacia e do Ministério Público e partilhar com aquela Corte e equilibrar o nosso sistema de justiça", comenta.
Lista sêxtupla
Juliana Zafino I. Ferreira Mendes - 39 votos
Dinara de Arruda Oliveira - 38 votos
Gláucia Anne Kelly do Amaral - 35 votos
Hélio Nishiyama - 36 votos
Flaviano Kleber Taques Figueiredo - 30 votos
Abel Sguarezi - 28 votos
Outros candidatos que receberam votos
Marden Elvis Fernandes Tortorelli - 12 votos
Valério de Oliveira Mazzuoli - 10 votos
Ana Lucia Ricarte - 6 votos
Armando Biancardini Candia - 3 votos
Tania Regina de Matos - 2 votos
Antonio Eduardo da Costa e Silva - 1 voto
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Kika 20/12/2023
Uma vergonha a OAB votar no advogado Flaviano, reconhecidamente desonesto.
1 comentários