Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Quinta-feira, 02 de Maio de 2024, 08:54 - A | A

02 de Maio de 2024, 08h:54 - A | A

JUSTIÇA / IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Juíza julga improcedente ação contra ex-secretário por suposto prejuízo de R$ 246 mil com campeonato de vôlei

A magistrada entendeu que, apesar dos apontamentos do MPE,  não foi possível visualizar qualquer ilegalidade nos atos administrativos de Baiano Filho.

CECÍLIA NOBRE
Da Redação



A juíza Célia Regina Vidotti, da Vara Especializada em Ações Coletivas, negou a condenação do ex-deputado estadual José Joaquim de Souza Filho, conhecido como Baiano Filho, por supostas irregularidades em convênios assinados com a Federação Mato-Grossense de Voleibol (FMTV) enquanto chevia a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) no ano de 2007. A decisão é de segunda-feira (29).

Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), Baiano também estava como presidente do Fundo de Desenvolvimento Desportivo (Fundeb) em 2007 e teria firmado três convênios com a FMTV para realização da Liga Mundial de Voleibol Masculino Adulto em 2007, onde foram identificadas 17 irregularidades nos pagamentos.

Entre as supostas irregularidades, estão cheques sem nominação e notas fiscais de prestação de serviço, que não especificaram a atividade prestada e seus beneficiários. O MPE concluiu que foi utilizado dinheiro público “sem as observâncias legais”. O prejuízo estimado é de cerca de R$ 246 mil.

“Tais irregularidades em relação ao repasse de dinheiro público configuraram ato de improbidade administrativa, tendo assim, o requerido violado deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições, ao se utilizar do cargo que exercia, para auferir ganho ilícito em detrimento do erário estadual”, diz trecho da ação.

Leia mais:

Corregedor do CNJ dá parecer para rejeitar volta de advogado a cartório

Em sua defesa, Baiano Filho disse que a narrativa da ação contra ele estava “confusa e genérica”, pois não apontava qual o fato ou ato supostamente praticado por ele que provocaria a responsabilidade por improbidade administrativa. 

O ex-secretário afirmou que, quanto aos dois convênios firmados em 2006, não são de sua responsabilidade, já que período ele “não era gestor do citado órgão e nem ocupava qualquer cargo público”.

Na decisão, a magistrada entendeu que, apesar dos apontamentos do MPE,  não foi possível visualizar qualquer ilegalidade nos atos administrativos perpetrados por Baiano Filho.

“Vale ressaltar que na conduta do requerido José Joaquim não ficou demonstrada nem mesmo a má-fé, destacando-se também, que ilegalidade e irregularidade não são sinônimos, devendo o magistrado analisar com cautela a imposição de sanções em face de meras irregularidades”, concluiu  Vidotti ,que julgou a condenação como improcedente e arquivou a ação.

O MPE pode recorrer da decisão junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Cunhado encontra homem morto a facadas dentro de casa em VG
#GERAL
HOMICIDIO
Cunhado encontra homem morto a facadas dentro de casa em VG
Idoso estuprador é recapturado após fugir da cadeia em MT
#GERAL
BOA AÇÃO
Idoso estuprador é recapturado após fugir da cadeia em MT
Jovem defende mãe de agressões e leva facadas do padrasto
#GERAL
TENTATIVA DE FEMINICÍDIO
Jovem defende mãe de agressões e leva facadas do padrasto
Homem leva facada de companheira e pede socorro na rua em MT
#GERAL
RONDONOPÓLIS
Homem leva facada de companheira e pede socorro na rua em MT
Rapaz morre após briga em distribuidora de bebidas
#GERAL
ASSASSINATO
Rapaz morre após briga em distribuidora de bebidas
Cuiabá pode ter chuva na 2ª e 3ª;
#GERAL
PREVISÃO DO TEMPO
Cuiabá pode ter chuva na 2ª e 3ª; "calorão" volta na quarta
Confira Também Nesta Seção: