Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Sábado, 22 de Junho de 2024, 08:28 - A | A

22 de Junho de 2024, 08h:28 - A | A

JUSTIÇA / OPERAÇÃO ROTA FINAL

Juiz revoga prisões de filho e nora de ex-deputado de MT

Magistrado reconheceu que Andrigo e Glauciane Wiegert avisaram que moram em SP e não estão em local incerto e não sabido

DA REDAÇÃO



O juiz João Filho de Almeida Portela, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, revogou, nesta sexta-feira (21), sua própria decisão que havia determinado as prisões preventivas dos empresários Andrigo Gaspar Wiegert e Glauciane Vargas Wiegert, filho e nora do ex-deputado estadual Pedro Satélite, morto em janeiro deste ano. A prisão havia sido decretada dois dias antes, no processo que respondem derivado da Operação Rota Final, sob argumento de que estavam em "local incerto e não sabido".

A defesa do casal, feita pelo advogado Artur Barros Freitas Osti, ingressou com habeas corpus junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, sob alegação de que Andrigo e Glauciane estavam se manifestando no processo, além de pontuarem outras ilegalidades no decreto prisional. Entre eles está de que a decisão cita o crime de tráfico de drogas, enquanto eles são denunciados por 'lavagem de dinheiro'.

Por fim, afirmou que o casal Wiegert não está em situação de maior gravidade que outros réus no processo. "Em resumo, se o ponto nevrálgico da decisão de prisão era o desconhecimento do endereço dos pacientes, agora ele é de um todo conhecido, inclusive do Juízo do processo que os pacientes nunca souberam que existia eis que ainda não citados", assinala.

Leia mais:

Juiz manda prender filho e nora de ex-deputado de MT por "sumiço"

Porém, antes da decisão de um magistrado de 2ª instância, o próprio juiz da 7ª Vara Criminal revogou a prisão preventiva. Ele citou que o filho e nora de Pedro Satélite atualizaram endereço, informando que estão morando em São Paulo, afastando o risco a ordem pública que teria baseado o decreto prisional.

"A constituição de Defesa Técnica pelos acusados e a
apresentação de comprovante de residência fixa demonstram que não há risco iminente de fuga nem prejuízo à instrução criminal", diz trecho da decisão.

Com a atualização de endereço e manifestação, o magistrado citou que não se faz necessário adotar a medida de maior gravidade contra os réus. Além disso, destacou que ambos não respondem a nenhum outro processo criminal.

"Em nosso sistema jurídico, a liberdade é a regra e a segregação a extrema ratio da ultima ratio, diretriz agora consagrada também no Código de Processo Penal através da Lei 12.403/11, como, a propósito, extrai-se do CPP, 282, §6º", explicou.

O juiz, contudo, impôs medidas cautelaresm sendo a principal que Andrigo e Glauciane Wiegert se apresentem ao juízo da 7ª Vara Criminal. "Desta forma, sendo a prisão a extrema medida, factível a utilização de cautelares diversas e, para garantir a citação formal e assegurar a continuidade regular do processo, é imprescindível que os acusados se apresentem perante o Juízo da 7ª Unidade Criminal de Cuiabá para serem citados ou forneçam dados necessários para a citação eletrônica via aplicativo", determinou o juiz, colocando a data de 31 de julho para apresentação física ou até 24 do próximo mês de forma eletrônica.

(Com assessoria)

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Celute Lourenço da Silva Lemos 22/06/2024

Morto? Ou falecido? Penso que morto é qdo há um crime de assassinato e até onde sei ele morreu de causas naturais.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

Vítima é atropelada por carreta e morre na Avenida Mário Andreazza
#GERAL
ACIDENTE FATAL
Vítima é atropelada por carreta e morre na Avenida Mário Andreazza
Trânsito no Portão do Inferno será interrompido entre 27 e 29 de novembro
#GERAL
VEJA HORÁRIOS
Trânsito no Portão do Inferno será interrompido entre 27 e 29 de novembro
Fim de novembro será de calor intenso e chuvas rápidas em Cuiabá
#GERAL
PREVISÃO DO TEMPO
Fim de novembro será de calor intenso e chuvas rápidas em Cuiabá
Conselho adia votação sobre fim da bonificação regional de 15% na UFMT
#GERAL
SISU 2024
Conselho adia votação sobre fim da bonificação regional de 15% na UFMT
VÍDEO: Bola de fogo é vista no céu após queda de avião na Lituânia
#GERAL
BOLA DE FOGO
VÍDEO: Bola de fogo é vista no céu após queda de avião na Lituânia
Jovem é morto a tiros com as mãos amarradas por extensão elétrica
#GERAL
RIXA ENTRE FACÇÕES
Jovem é morto a tiros com as mãos amarradas por extensão elétrica
Confira Também Nesta Seção: