DA REDAÇÃO
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, deu posse, nesta quinta-feira (20/02) à noite, à Carla Guerra, presidente eleita da 17ª Subseção de Sorriso, para a gestão 2025/2027, e que estará à frente da Subseção que engloba cerca de 700 advogados e advogadas de Sorriso, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte e do novo município mato-grossense, Boa Esperança do Norte.
"Feliz em participar desta noite especial, cheia de emoções e significados", disse Gisela, destacando a força da mulher advogada mato-grossense e o momento histórico em que mulheres estão presidindo 18 das 29 Subseções da OAB-MT, entre elas Carla Guerra.
Em seguida, Gisela preconizou a união da classe para defender a advocacia e suas prerrogativas, neste momento contra a Resolução 591/2024 do CNJ, que define como regra em todos os tribunais a apresentação das sustentações em vídeo gravado, de modo assíncrono.
"O ano já iniciou com essa tentativa de calar a advocacia, impedi-la de exercer por completo seu mister, de retirar uma de suas principais ferramentas, a sua fala, a sua oratória. É no púlpito que a advocacia tem a sua mais perfeita representação, quando externa a defesa da Justiça. Estamos lutando bravamente para que essa resolução não venha nos impedir de exercer o nosso mister na integralidade e, para isso, importante nos mantermos unidos, fortalecidos".
A presidente da OAB-MT também reforçou que foi devido à união do CFOAB e as Seccionais que a advocacia brasileira obteve uma vitória essa semana, com a aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei (PL) 4538/2021. Este PL isenta os advogados de adiantar o pagamento de custas processuais em ações de cobrança ou execução relativas a honorários advocatícios. "Embora honorários sejam sagrados, o nosso ganha pão, não raras vezes precisamos brigar para ter acesso a ele".
Para finalizar, Gisela desejou pleno êxito à presidente Carla Guerra, em seus projetos e iniciativas em prol da advocacia nos próximos três anos, e estendeu os cumprimentos aos diretores empossados, o vice-presidente Marcos Rogério Mendes, o secretário geral Marcos Wanderley de Lima, a adjunta Vanessa Dalsoquio e a tesoureira Jéssica Bervanger, bem como ao delegado da CAAMT, Fabrício Guidini Picoli.
A presidente empossada, Carla Guerra, agradeceu a todos pelo grande apoio que recebeu até o momento e falou da importância de olhar para o futuro, tomar ciência da Inteligência Artificial, das redes sociais e demais transformações na advocacia. "Somos todos aprendizes, aprimorando técnicas e conhecimentos, mas também precisamos reaprender valores humanos, tais como empatia, generosidade e respeito", salientou.
Além da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, participaram da cerimônia o vice-presidente, Giovane Santin, o diretor tesoureiro Max Ferreira Mendes, a presidente da ESA-MT, Jamille Adamsczyk, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MT), Rodrigo Araújo, o presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, Pedro Neto, o membro vitalício da OAB-MT, Ussiel Tavares, o presidente da 6ª Subseção, de Sinop, Reginaldo Monteiro de Oliveira, conselheiros federais e seccionais, diretores e membros dos órgãos e comissões da Ordem dos Advogados, ex-presidentes da 17ª Subseção de Sorriso, a advocacia em geral e representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.