Sábado, 22 de Fevereiro de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sábado, 22 de Fevereiro de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

GERAL Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2025, 13:57 - A | A

21 de Fevereiro de 2025, 13h:57 - A | A

GERAL / COMBATE AOS FURTOS

VG instala câmeras para reforçar segurança nas unidades do DAE

Crimes afetaram abastecimento de água na cidade na última semana

DA REDAÇÃO



A prefeitura de Várzea Grande está implementando um amplo sistema de monitoramento para reforçar a segurança das Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Centrais de Captação do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG). A iniciativa busca evitar e coibir furtos, atos de vandalismo e sabotagens, que têm comprometido o abastecimento de água na cidade.

"Temos de garantir o monitoramento constante dos nossos sistemas de captação e distribuição. Com a instalação das câmeras, poderemos evitar furtos de cabos, invasões e sabotagens, garantindo mais segurança para as nossas equipes e para o fornecimento de água", destacou o diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja.

A instalação das câmeras de segurança está sendo conduzida pela Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo, que tem uma equipe dedicada exclusivamente a essa missão. O processo teve início na quarta-feira (19), na Central de Captação da Guarita, mas devido às fortes chuvas, a instalação precisou ser adiada. Já na quinta-feira (20), os trabalhos foram retomados e a primeira câmera entrou em fase de configuração, permitindo monitoramento em tempo real, tanto pelo DAE quanto pela Guarda Municipal de Várzea Grande (GM-VG).

Na próxima terça-feira (25), a Central de Captação do Chapéu do Sol também receberá um sistema de vigilância. Importante ressaltar que, após a instalação, as câmeras precisam passar por um processo técnico de configuração para garantir o funcionamento contínuo 24 horas por dia.

Além dessas unidades, cinco Estações de Tratamento de Água (ETAs) e duas Centrais de Captação serão contempladas com o sistema de segurança, sendo que parte dos equipamentos já está em trânsito de São Paulo para Várzea Grande. Dessa forma, a prefeitura irá avançar com as instalações de maneira gradativa, à medida que os novos dispositivos chegarem ao município.

Leia mais:

Previsão do tempo prevê pancadas de chuvas em vários municípios do Estado

Parceria com o programa Vigia Mais MT e ampliação do monitoramento

Além da instalação inicial das câmeras, a prefeitura e o DAE estão trabalhando na adesão ao programa Vigia Mais MT, da secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A iniciativa permitirá que Várzea Grande conte com um sistema de vigilância ainda mais robusto, incluindo tecnologia avançada de monitoramento, com gravação noturna, identificação facial e alcance de até 60 metros.

De acordo com o diretor-presidente do DAE, coronel Sandro Azambuja, a adesão ao programa faz parte das medidas emergenciais que vêm sendo adotadas após o decreto de Calamidade Pública. A intenção é adquirir 100 câmeras de segurança, que serão distribuídas nos principais pontos estratégicos do abastecimento de água na cidade.

Segundo o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Fernando Augustinho, a tecnologia disponível no Vigia Mais MT será um grande reforço para Várzea Grande. "Além da prevenção a crimes, essas câmeras permitirão um acompanhamento em tempo real, ajudando a equipe do DAE a reagir rapidamente a qualquer problema técnico ou suspeita de sabotagem. Essa parceria fortalece a segurança e a eficiência no abastecimento de água", afirmou.

CASO DE POLÍCIA - Na semana passada, a prefeita Flávia Moretti (PL), oficializou, durante reunião com o governador Mauro Mendes (União), os casos de furtos, vandalismos e sabotagens ao sistema de abastecimento da água na cidade. Imediatamente, o Chefe do Executivo estadual cobrou prioridade nas investigações que apuram esses crimes. Na ocasião, ele entrou em contato com o secretário de Segurança, César Roveri, e com a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, para que a investigação seja conduzida da forma mais célere possível.

"Fiquei muito preocupado com os boicotes, com a sabotagem que está acontecendo no sistema de água. Isso é muito grave. Estamos dando prioridade nas investigações para descobrir quem está sabotando o sistema de água e complicando a vida do cidadão de Várzea Grande", afirmou ele, lembrando que o governo chegou a destinar, em anos anteriores, mais de R$ 26 milhões para a construção da ETA do Pari.

A prefeitura de Várzea Grande segue firme na força-tarefa para normalizar o abastecimento de água no Município e garantir que a infraestrutura do DAE opere com segurança. A instalação das câmeras é mais um passo importante para evitar prejuízos e manter o fornecimento regular de água à população.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Márcia lima 21/02/2025

Tem realmente colocar câmara, mais tem que se mexer a eleição já passou agora e resolver o problema da água da saúde e do trânsito promessa Nois sabemos a paciência da população já tá no limite

positivo
0
negativo
0

1 comentários

Vídeo mostra que condutor de caminhonete furou sinal antes de atropelar idoso
#GERAL
NA FERNADO CORREA
Vídeo mostra que condutor de caminhonete furou sinal antes de atropelar idoso
Padrasto confessa ter matado enteado de 3 anos após mordida no dedo
#GERAL
CRUELDADE
Padrasto confessa ter matado enteado de 3 anos após mordida no dedo
Agentes de endemias já visitaram 32 mil imóveis em Várzea Grande
#GERAL
SAÚDE
Agentes de endemias já visitaram 32 mil imóveis em Várzea Grande
Estado inicia obras de mais 320 apartamentos em Campo Verde
#GERAL
SER FAMÍLIA HABITAÇÃO
Estado inicia obras de mais 320 apartamentos em Campo Verde
Idoso que morreu após ser atropelado por carro em VG é identificado
#GERAL
VOLTAVA PRA CASA
Idoso que morreu após ser atropelado por carro em VG é identificado
Bebê cai de carro, tem cabeça esmagada e morre em MT
#GERAL
TRAGÉDIA FAMILIAR
Bebê cai de carro, tem cabeça esmagada e morre em MT
Confira Também Nesta Seção: