DA REDAÇÃO
Reprodução
O vice-presidente Hamilton Mourão é contra o projeto de lei de Juarez
A proposta que tira Mato Grosso da Amazônia Legal tem gerado polêmica entre políticos e setores ligados ao meio ambiente.
Um manifesto denominado Movimento “Mato Grosso na Amazônia é Legal”, publicado no último dia 13, critica a medida afirmando que o projeto do deputado Juarez Costa (MDB) fere a Constituição.
Leia mais:
Projeto de lei tira Mato Grosso da Amazônia Legal; Neri será relator
Saída de MT da Amazônia Legal terá perda de incentivos à indústria, alerta governador
O PL, segundo o manifesto, "propõe medida de menor proteção socioambiental e, mais do que isso, é uma peça repleta de absurdos visto que sua fundamentação se tornará um problema até para o agronegócio".
O assunto repercutiu até no Palácio do Planalto, em Brasília. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, por exemplo, já afirmou ser contra a exclusão do Estado dos limites da Amazônia Legal.
Mourão inclusive pede a retirada do PL, que é justificado por Juarez pela necessidade de expandir a froteira agrícola no Norte do Estado.
O deputado já foi desmentido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e pelo governador Mauro Mendes (UB). A mudança reduziria a Reserva Legal apenas no Cerrado, que se encontra em uma faixa central do Estado.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.