CAMILA RIBEIRO E CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO
O conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), Waldir Teis, foi preso na manhã desta quarta-feira (1º) pela Polícia Federal.
Conforme apurou a reportagem, ele compareceu à sede da PF nesta manhã para prestar esclarecimentos a respeito da denúncia formulada pelo Ministério Público Federal (MPF) por embaraço à investigação de infração penal, no âmbito da Operação Ararath.
Tão logo prestou depoimento, Teis teve mandado de prisão cumprido pelos agentes federais.
"Nós vamos tomar providências em relação a isso", disse ao MidiaNews o advogado Diógenes Curado, responsável pela defesa do conselheiro.
Ele disse também que irá recorrer da prisão cautelar. Por se tratar de um conselheiro, Teis será encaminhado a uma sala de estado maior no Centro de Custódia da Capital.
Tentou esconder cheques
A denúncia foi protocolada no Superior Tribunal de Justiça (STJ), na última terça (30).
O documento descreve que conselheiro afastado tentou atrapalhar as atividades da Polícia Federal, no dia 17 de junho, enquanto eram cumpridos mandados de busca e apreensão relativos à 16ª fase da Operação Ararath.
Conforme a denúncia, Teis, ao notar que policiais federais se concentravam em uma segunda sala, recolheu uma série de talões de cheques com cifras milionárias e outras folhas assinadas mas sem preenchimento do valor, que estavam em sala ainda não analisada pelas autoridades.
Ainda segundo a acusação, ele acabou sendo flagrado pelos policiais federais, e o material, que havia sido jogado numa lixeira, foi recolhido.
Na ocasião, conforme já divulgado pelo MidiaNews, foram apreendidos R$ 50 mil em espécie.
Leia mais sobre o assunto:
Waldir Teis é denunciado pelo MPF por tentar esconder cheques
Quer receber notícias no seu celular? PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP clicando aqui .