LETICIA AVALOS
DA REDAÇÃO
Em visita a estruturas municipais, como Parque das Águas, Aquário Municipal e Hospital Municipal de Cuiabá, o governador Mauro Mendes (União) afirmou que o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), assume uma cidade "mergulhada no caos". Segundo ele, a desonestidade da gestão anterior, de Emanuel Pinheiro (MDB), teve como resultado uma péssima prestação de serviços à sociedade.
O Parque das Águas foi entregue no fim da gestão de Mauro Mendes como prefeito, em 2016 e encontra-se com diversos problemas de manutenção. Já o Aquário Municipal, segundo o governador, estava "bem encaminhado" quando deixou a prefeitura e só foi entregue no último dia da gestão de Emanuel, enquanto o Hospital Municipal de Cuiabá teve as obras iniciadas em sua gestão.
"Essa administração que terminou pode, seguramente, ser considerada a mais caótica de todos os tempos em Cuiabá. Cuiabá ficou mergulahada durante muito tempo com muitas crises, muitos escândalos, muitas denúncias, mas acima de tudo com uma péssima prestação de serviço na cidade", disse Mauro, ao lado de Abílio Brunini.
O governador adiantou que as informações são de que não são apenas na prestação de serviços que a cidade vai mal. A situação financeira da prefeitura também não está nada boa.
"Cuiabá ficou mergulhada em buracos e dívidas. Nós temos aí dívidas bilionárias, acredito que a prefeitura nas próximas semanas vai ter apurado o real montante de todo esse prejuízo deixado para toda a população de Cuiabá. E nós teremos que pagar isso", observou o governador.
Leia mais:
Cuiabá paga salários de dezembro, além de VIs e prêmio saúde
Mauro, no entanto, garantiu que estreitará a relação com o atual prefeito. Durante a gestão Emanuel, o governo realizava obras na Capital de forma direta, sem repassar qualquer tipo de recurso ao município. Já com os prefeitos do interior, parcerias e convênios eram firmados e as prefeituras tocavam as obras por meio de recursos repassados pelo Estado.
"Vamos trabalhar para que possamos melhorar a imagem da cidade, recuperar a autoestima do cuiabano e fazer com que Cuiabá possa brilhar como Mato Grosso está brilhando. Acredito que com trabalho sério e honestidade vamos colocar Cuiabá, capital de mato grosso, uma cidade que vai dar orgulho aos cuiabanos e aos mato-grossenses", prevê Mauro, complementando que o Governo será parceiro da prefeitura para retirar a cidade da situação em que se encontra.
"O novo prefeito está pegando um dos piores legados desse país. E aí vai precisar de um certo tempo e uma certa ajuda. O Governo vai ajudar como tem ajudado os municípios, como tem ajudado Cuiabá, fazendo as obras diretamente", garantiu.
Já o prefeito Abílio Brunini citou que as três obras visitadas foram iniciadas na gestão de Mauro enquanto prefeito e poderiam ter sido entregues e aperfeiçoadas por Emanuel. "Uma das coisas que comentamos é o quanto Cuiabá perdeu nesses 8 anos. Imagina se essa obra tivesse sido iniciada no início da gestão anterior, o quanto a gente perdeu no turismo, no desenvolvimento da nossa cidade", falou.
Abílio falou que, além dessas obras, já conversou sobre outros projetos com o governador. Todavia, a reunião e as visitas tem uma simbologia de mostrar o 'entrosamento' entre prefeito e governador.
"O grande recado do dia de hoje é a porta aberta. O retorno de uma aliança entre o prefeito da Capital e o governador do Estado para desenvolvimento da nossa cidade. Não é o momento de falar que está pactuado tal coisa ou outra. Está pactuado que Cuiabá é muito maior que nós dois e que nos vamos ajudar a desenvolver o Estado e o município, isso em parceria", pontuou.
Leia mais:
RGA dos servidores de MT deve ser de 4,7%; gastos com folha causam alerta
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.