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POLÍTICA Sábado, 21 de Maio de 2022, 11:44 - A | A

21 de Maio de 2022, 11h:44 - A | A

POLÍTICA / INFRAESTRUTURA

Mauro anuncia data de obras da ferrovia estadual, e Emanuel se encontra com diretores da Rumo

Empresa será a responsável pela implantação de 740 km de ferrovia em MT

DA REDAÇÃO



No mesmo dia em que o governador Mauro Mendes (União Brasil) anunciou o início das obras da ferrovia estadual, o prefeito Emanuel Pinherio (MDB) se reuniu com o presidente e diretores da Rumo Logística S/A nesta sexta (20), em São Paulo.

A Rumo será a responsável pela implantação da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, em Cuiabá, que ligará a Capital a Rondonópolis.

Leia mais:

Sema vistoria 740 km do traçado da ferrovia estadual

Com cerca de 730 quilômetros de linha férrea, os trilhos vão passar ainda por municípios como Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

Estão previstas também a conexão dos trilhos com a malha ferroviária nacional (Porto de Santos) e a construção de pelo menos três terminais, sendo um na capital mato-grossense.

Mauro anunciou que a autorização para o começo das obras da rodovia se dará no dia 27 de junho.

Já Emanuel se encontrou com os diretores da Rumo para debater o plano para expansão dos trilhos aquedados ao Plano Diretor da Prefeitura de Cuiabá.

"Dessa vez, eu vim apresentar os estudos da revisão do Plano Diretor onde foca Cuiabá para os próximos 30 anos, é Cuiabá 2050. Queremos não só conhecer os planos de expansão dos trilhos que a Rumo tem para Cuiabá e adequá-los ao nosso Plano Diretor, como também adequar o Plano Diretor com o traçado desse sonho de todos os cuiabanos. Em breve, teremos uma visita técnica da equipe da Rumo a nossa capital e traremos mais detalhes para toda a população cuiabana”, explicou o prefeito.

O prefeito foi recebido pelo presidente da Rumo, Beto Abreu, pelo vice-presidente, Guilherme Penin, e pelos diretores, Rodrigo Stéfani e Danilo Veras.

Participou ainda da reunião o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Franciso Vuolo. 

 

A extensão dos trilhos será executada via Lei Complementar 685/2021, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que regulamenta o Subsistema Ferroviário de Mato Grosso, regulamentado pelo Decreto Estadual 881/2021

A previsão é que a obra, com investimentos de R$ 11,2 bilhões, seja entregue em 2025.

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