Quarta-feira, 01 de Janeiro de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quarta-feira, 01 de Janeiro de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

POLÍTICA Quarta-feira, 19 de Junho de 2024, 15:50 - A | A

19 de Junho de 2024, 15h:50 - A | A

POLÍTICA / REUNIÃO COM DEPUTADOS

Governo garante que metade das emendas para cirurgia estão empenhadas

Segundo chefe da Casa Civil do Governo, há problemas técnicos na análise das indicações

ALLAN PEREIRA
Da Redação



O deputado federal licenciado e secretário-chefe da Casa Civil do Governo, Fábio Garcia (União Brasil), esteve na Assembleia Legislativa, no final da manhã desta quarta-feira (19), para garantir aos deputados que as emendas parlamentares para execução de cirurgias eletivas estão empenhadas (reservadas para pagamento).

"Foi uma reunião com vários deputados. Conversamos sobre a questão das emendas das cirurgias, que é um programa muito importante para o Estado e que busca reduzir as filas de cirurgias. Então, gostaríamos muito do envolvimento dos deputados nesta ação", pontuou.

Para explicar as dificuldades na aprovação dos recursos, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, deve se reunir com os deputados nesta quinta-feira (20).

Leia mais:

Botelho assegura que não faltará médicos em unidades de saúde

A falta de pagamento das emendas criou um impasse na relação entre o Governo e a Assembleia. Na última semana, os deputados deixaram de analisar as mensagens do Palácio Paiaguás e também marcaram a sessão de vetos do governador Mauro Mendes (União Brasil) aos projetos de lei para esta quarta-feira (19). Para evitar uma derrota, Fábio foi pessoalmente à Assembleia para explicar a situação das emendas.

Segundo Fábio Garcia, o impasse com os pagamentos das emendas se dá porque é a primeira vez que um programa do Governo, o Fila Zero Cirurgias, envolve o pagamento de emendas.

Governo, deputados e prefeitos, responsáveis por apresentar as demandas dos procedimentos a serem realizados nos municípios, aprendem ainda a lidar com a destinação das emendas para o programa do governo.

"É uma modalidade nova que estamos colocando. Estamos tentando ajustar entre a equipe técnica para que isso funcione da melhor forma. Então, a reunião aqui foi para esclarecer isso. Vamos buscar acelerar o máximo para que possamos contemplar os resultados", pontuou Fábio Garcia.

Foi combinado entre os deputados estaduais que 15% do valor total das emendas seriam destinados exclusivamente à redução da fila de cirurgias eletivas, pelo programa Fila Zero Cirurgias. "Isso dá, mais ou menos, R$ 90 milhões", apontou.

A orientação ocorreu depois que foi aprovada uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumentou o percentual das emendas parlamentares, de 1% para 2%, da Receita Corrente Líquida (RCL) do orçamento do Estado. A questão foi judicializada pelo Governo. Mas o Supremo Tribunal Federal (STF) endossou o aumento e determinou que metade dos recursos sejam destinados à Saúde.

O chefe da Casa Civil explicou que o trâmite normal para o pagamento de uma emenda envolve a indicação do deputado, a análise técnica do que foi indicado e a aprovação pelas secretarias, que enviam para a Casa Civil para liberar o pagamento.

Fábio disse que os parlamentares da Assembleia já fizeram indicações de procedimentos que já somam R$ 46 milhões e que esses valores já estão empenhados (reservados para pagamentos). "Empenhamos tudo o que foi indicado até semana passada", disse.

"É um programa muito importante do Governo do Estado. Pretendemos que ele continue. Atendemos, dessa forma, muito bem a população mato-grossense em todos os municípios que precisam de cirurgias. A nossa intenção é poder reduzir essas filas", disse.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Mulher busca ajuda na rodoviária para fugir de namorado agressor
#GERAL
APÓS BEBEDEIRA
Mulher busca ajuda na rodoviária para fugir de namorado agressor
Homem ameaça esposa com faca após agressão  em MT
#GERAL
NÃO A DEIXOU SAIR
Homem ameaça esposa com faca após agressão em MT
Motociclistas tramam
#GERAL
AUDÁCIA
Motociclistas tramam "rolezinho de Réveillon" em Cuiabá, mas PM impede
Membros de facção matam rival torturado e vão para festa em MT
#GERAL
TRIBUNAL DO CRIME
Membros de facção matam rival torturado e vão para festa em MT
Taróloga prevê recuperação do agro e fala sobre gestões Mauro, Abílio e Moretti
#GERAL
PREVISÕES 2025
Taróloga prevê recuperação do agro e fala sobre gestões Mauro, Abílio e Moretti
Confronto policial termina com criminoso morto em VG
#GERAL
CONFRONTO ARMADO
Confronto policial termina com criminoso morto em VG
Confira Também Nesta Seção: