LETICIA AVALOS
DA REDAÇÃO
Durante sua posse na Câmara de Cuiabá, o agora prefeito da Capital, Abílio Brunini (PL), fez um histórico de sua trajetória política, principalmente nos quatro anos em que esteve como vereador, entre 2017 e 2020. Ele, inclusive, lembrou o processo de cassação que sofreu em 2020 por conta de excessos em suas fiscalizações.
"Falei que não vim para ficar aqui (Câmara), mas para arrancar os que aqui estavam. Fato é que apenas quatro continuam aqui", citou o novo prefeito.
O atual prefeito ainda criticou os vereadores da legislatura passada, que aprovaram as contas do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) referente ao ano de 2022. Ele recordou que o antecessor sofreu com escândalos de corrupção e fechou a gestão com atraso no salário dos servidores.
"O tempo cobra, o povo lembra", alertou o prefeito, destacando que parte dos vereadores que aprovaram as contas de Emanuel fizeram oposição à chapa 100% feminina para a Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá.
"Estou muito mais feliz com a posse dessa Mesa Diretora histórica do que com a minha própria posse", assinalou.
Leia mais:
Paula é eleita com 19 votos, garante defender todos vereadores e Câmara independente
Vereadoras vencem "machismo estrutural" e comandam Mesa da Câmara
Aos vereadores, Abílio garantiu que reconhecerá a independência do Legislativo e que, por parte dele, os poderes caminharão de forma harmônica visando o bem da população.
Na sequência, voltou a criticar o antecessor, lembrando as obras inacabadas que ele chegou a inaugurar no fim do último ano. "Pensem no povo cuiabano, não em mim. Eu já passei por aqui, pela Câmara Federal e passarei pela prefeitura. Nossa cidade não tem apenas quatro anos, tem mais de 300 anos", acrescentou.
Em relação aos desafios que enfrentará, reconheceu suas falhas e defeitos, principalmente em "falar mais do que deve". "Tenho muitos defeitos, não são poucos. Mas não sou o salvador da pátria, de nenhuma pátria, nem do município. Sou uma pessoa que está se colocando num lugar de muito sacrifício, com a esperança e vontade de fazer algo bom por Cuiabá, de mudar a nossa história".
FISCALIZADOR
Conhecido pelos seus embates em ações de fiscalização nos setores públicos, principalmente na área da saúde pública, Abílio assegurou que seguirá com a mesma postura e pediu a presença dos vereadores nestas ações.
"Pensem que a prefeitura será administrada em parceria com o Poder Legislativo. Eu como prefeito, continuarei vindo a Câmara Municipal, vindo nos dias que puder, continuarei presente ouvindo os vereadores. Continuarei indo a noite nas UPAs e de dia também, continuarei nas ruas com a cidade e com o povo. E espero que vocês estejam junto comigo", frisou.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Pedro 01/01/2025
Abílio foi eleito prefeito graças ao protagonista que ele recebeu no processo de cassação quando o vereador. No fundo ele deve agradecer a Misael Galvao, ao Emanuel Pinheiro, e aos vereadores que proporcionaram um palanque para o Abílio ser protagonista. Parabéns ao Abilio que soube aproveitar e se tornou prefeito de Cuiabá. Meus pêsames aos derrotados que não souberam fazer uma avaliação política correta na situação que ele levou Abílio a protagonista.
1 comentários