LETICIA AVALOS
DA REDAÇÃO
Líder do prefeito eleito Abílio Brunini (PL) na Câmara de Cuiabá, o vereador Dilemário Alencar (União) anunciou que irá propor logo no início da legislatura duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para investigar a gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
As CPIs irão investigar o superindividamento da prefeitura da Capital e ainda as obras inacabadas deixadas pelo emedebista. A tendência é de que ambas sejam aprovadas, já que a legislatura que tomou posse nesta quarta-feira está alinhada com o prefeito eleito Abílio Brunini (PL), adversário ferrenho de Emanuel.
Os temas geraram grandes discussões no parlamento municipal neste final de ano. O endividamento da prefeitura foi discutido, inicialmente, no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) durante julgamento das contas de 2022 de Emanuel Pinheiro (MDB), bem como na própria Câmara Municipal para analisar o parecer da Corte de Contas.
"O prefeito Abílio vai herdar uma gestão com dívidas que devem bater na casa dos R$ 2 bilhões e vamos investigar isso", assinalou Alencar, destacando até que o salário dos servidores públicos não foi pago no mês de dezembro.
Leia mais:
Abílio priorizará pagamento dos servidores, mas não garante até o 5º dia útil
Já as obras inacabadas tiveram as discussões iniciadas com a entrega do Mercado do Porto. Segundo o prefeito eleito, que vistoriou o local há poucos dias, a obra não está 100% concluída, restando serviços de escoamento de água, parte elétrica, entre outros serviços que visivelmente não estão prontos.
Abílio chegou a dizer que não entregará a obra aos feirantes até a conclusão total dela.
Emanuel Pinheiro "inaugurou" a 2ª etapa do Mercado do Porto nesta terça-feira (31 de dezembro), último dia de sua gestão.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.