LETICIA AVALOS
DA REDAÇÃO
A Câmara de Cuiabá fará história nesta quarta-feira (1º) com a primeira Mesa Diretora composta 100% por mulheres. A eleição ocorrerá após a sessão de posse dos 27 parlamentares eleitos em outubro.
Essa será a primeira vez que uma Capital do país será comandada apenas por mulheres. Integrante da Mesa Diretora como 1ª vice-presidente, a vereadora reeleita Maysa Leão (Republicanos) afirmou que a composição da Mesa é reflexo do recado da população nas urnas, já que foi a primeira vez que foram eleitas 8 mulheres para compor o parlamento municipal.
Maýsa frisou que a eleição é histórica, pois a sociedade ainda possui um 'machismo estrutural' que está em processo de descontrução. "Somos todos machistas, estamos todos aprendendo. Estamos em descontrução e não deveria ter estranhamento numa chapa 100% feminina, porque tivemos várias chapas 100% masculina ao longo do tempo", colocou.
Outra integrante da Mesa Diretora, Katiuscia Mantelli (PSB), que será primeira-secretária, destacou que a intenção do grupo é fazer da Câmara um braço social da população e afastar o estigma de "Casa dos Horrores". "Não é uma chapa para mulheres, é uma chapa para gerir a Câmara de uma maneira humanizada. Temos compromisso da presidente Paula de uma gestão compartilhada, não só com os cinco membros da Mesa Diretora, mas com os 27 vereadores".
Leia mais:
Calil reúne apoio de 17 vereadores e Câmara terá chapa 100% feminina
Emanuel admite entregar gestão com dívidas para Abílio pagar
Na 2ª vice-presidência da Mesa Diretora, Michelly Alencar (União) adiantou que uma das prioridades das comandantes do Legislativo será a revisão do Regimento Interno. Segundo ela, serão realizadas sessões extraordinárias em janeiro já para tratar do tema.
"A gente já tem todo esse cronograma de trabalho para esses primeiros meses. A gente está muito feliz e com muita vontade de trabalhar", pontuou.
A Mesa Diretora será presidida por Paula Calil (PL) e terá ainda Maysa Leão (1ª vice-presidente), Michelly Alencar (2ª vice-presidente), Katiuscia Mantelli, 1ª secretária, e Dra Mara (Podemos), 2ª secretária.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.