DA REDAÇÃO
Durante uma vistoria no Mercado do Porto, na tarde desta quinta-feira (02), o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, se deparou com um acúmulo significativo de lixo descartado de forma irregular nos fundos da feira. O problema, segundo os feirantes, seria consequência das obras em andamento no local, que teriam dificultado o descarte adequado dos resíduos.
Diante da situação, o prefeito determinou a retirada imediata do lixo e ordenou a instalação de contêineres para que os feirantes possam depositar os resíduos de maneira regular. "Não vamos permitir que a situação fuja do controle. Essa é uma área importante para a cidade, e precisamos garantir um ambiente limpo e seguro para todos", afirmou Brunini.
A vistoria também trouxe à tona a deficiência na coleta de lixo em Cuiabá. O prefeito demonstrou insatisfação com a empresa responsável pelo serviço, a Locar, e declarou que medidas extremas poderão ser tomadas caso a situação não seja resolvida. "Se a empresa insistir em não cumprir com o contrato, não hesitaremos em suspender o acordo. A população merece respeito e eficiência na coleta de lixo", destacou o prefeito.
Leia mais:
Prefeito confirma que pagará servidores sem escalonamento: "custe o que custar"
Câmara de Cuiabá terá renovação de 40%; ligações de vereadores com CV marcam o ano
"Rei das Sementes" não vê inexperiência política como empecilho para disputar Governo
Em nota, a Locar alegou que a produção de lixo na capital aumentou 20% no último mês de dezembro em comparação com o mesmo período em anos anteriores. Para resolver a siatuação, a empresa se comprometeu em apresentar um plano emergencial à prefeitura e mobilizar 7 caminhões de a mais para atender a demanda.
Veja a nota:
A Locar Saneamento Ambiental informa que o plano emergencial para atendimento ao município de Cuiabá será apresentado ainda hoje [3] à Prefeitura e que já está marcada uma reunião com a Limpurb na próxima segunda-feira (6) para discutir as diretrizes do atual contrato.
Atualmente, a empresa está operando com 100% da frota em atividade, mas adicionará 3 caminhões além do previsto no contrato para atender à demanda, o que representa um aumento de 10% na frota.
No mês de dezembro, a produção de lixo em Cuiabá superou os níveis históricos. A média era de 14 mil toneladas em anos anteriores; porém, em 2024, ultrapassou 17 mil toneladas no mesmo período, representando cerca de 20% a mais de resíduos.
A Locar anunciou também que 4 novos caminhões devem chegar nos próximos dias para reforçar o atendimento ao município.
Quanto aos pagamentos do contrato, ficou acordado com a Prefeitura de Cuiabá o repasse regular mensal para garantir a prestação dos serviços, enquanto a dívida referente ao contrato anterior será discutida posteriormente.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Luiz Fernando 03/01/2025
O aumento de 14 para 17 mil toneladas não justifica o atraso na coleta do lixo. Na minha rua por exemplo a última coleta realizada foi antes do Natal. Antes a coleta era regularmente realizada 3 vezes por semana. De uns tempos pra cá, passou a ser 2 vezes por semana e agora, já faz mais de 10 dias sem se quer 1 coleta.
1 comentários