LETICIA AVALOS
Da Redação
Com intenção de concorrer ao Governo de Mato Grosso em 2026, o empresário do agronegócio, Odílio Balbinotti Filho, declarou que deve optar por se filiar ao Partido Liberal (PL). Militante da direita, Balbinotti contou que já se reuniu com os presidentes estadual e nacional do PL, Ananias Filho e Valdemar da Costa Neto, para alinhar o ingresso no grupo.
“Então, realmente [eu] já tive algumas conversas com o PL, com o Ananias, com o Valdemar e o caminho é, provavelmente, ir mesmo para o PL”, afirmou na última quarta-feira (18), durante a cerimônia de diplomação dos eleitos de Cuiabá.
A filiação de Odílio vinha sendo motivo de especulação, pois mesmo sendo filho do ex-deputado Odílio Balbinotti, o “Rei das Sementes” não possui vínculo partidário ou experiência política. Ele, inclusive, não acredita que a sua inexperiência o descredencia a disputar o Executivo Estadual.
“Eu estou vendo como uma construção. Eu nunca fui da política, mas estou construindo aí a minha candidatura. São quase dois anos pela frente e estamos fazendo isso com muita tranquilidade [...]. Está tendo uma nova maneira de fazer política, a população está avaliando. Então eu vejo uma oportunidade para quem quer entrar na política”, disse.
Leia mais:
Polícia prende vereador, secretário e mais 3 por fraude em concurso em MT
Vereador do G6 confirma que será líder de Abílio e se aproxima de voto em Paula na Mesa
Além de Balbinotti, o partido também tem cotado o nome do senador Wellington Fagundes (PL) para disputar o Governo. Questionado se o cenário tem sido motivo de indisposição entre os dois, o empresário negou e até comentou que é bom para o PL ter opções.
No entanto, afirmou que está disposto a se adequar para ser escolhido. “Eu não acho que será uma disputa, mas uma escolha do PL por um perfil, e eu aposto que tenho condições de me adequar melhor a esse perfil”, reiterou.
No caso de ser preterido por Fagundes, Odílio descartou a possibilidade de concorrer ao Senado ou à Câmara Federal sob alegação de que não se identifica com o trabalho no Legislativo. “Eu toco minha empresa há mais de 40 anos. O meu perfil é de executivo, então eu não tenho nenhum pensamento de cargo no legislativo”, comentou.
O magnata do agro já planeja aumentar a sua visibilidade na mídia e rodar Mato Grosso a partir do ano que vem. A sua pretensão é visitar todos os 142 municípios do estado até o final de 2025.
Leia mais:
Está pior que pensava, diz Abílio sobre déficit de R$ 1 bi na Saúde
Paula Calil diz não se sentir intimidada com pré-candidatura de Chico 2000: “já esperávamos”
“Eu preciso conhecer algumas cidades que ainda não tive oportunidade. Eu conheço muito as cidades do agro, até pela minha atividade, mas eu preciso conhecer Mato Grosso como um todo. O nosso estado é gigante, são 142 municípios e, com certeza, vou fazer esforço para passar em todos municípios no ano que vem”, garantiu.
Doador histórico
Odílio Balbinotti Filho foi o maior doador de campanhas eleitorais do Brasil nas eleições municipais de 2024. O empresário desembolsou R$ 1.262.500 milhão na candidatura a vereadora de Samantha Iris (PL) e nos diretórios municipais de Rondonópolis do PSDB, Podemos e Democracia Cristã; além dos diretórios de Cuiabá do Novo e PRTB.
Questionado, ele negou que tenha intenção de “cobrar” os gastos financeiros que teve em troca de apoio político, mas disse que a sua participação nas campanhas o gantante proximidade com os eleitos e ainda afirmou que conta com o prefeito eleito de Cuiabá e marido Samantha Iris, Abilio Brunini (PL), como seu cabo eleitoral.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.