DA REDAÇÃO
COM STJ
O plenário do Senado aprovou na noite desta terça-feira (5) o nome do desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria, indicado pela presidente Dilma Rousseff para integrar o Superior Tribunal de Justiça (STJ) na vaga aberta com a aposentadoria da ministra Eliana Calmon. Magistrado desde 1993, Gurgel de Faria é membro do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).
A aprovação em plenário, por 53 votos a quatro, foi a última etapa necessária para que o desembargador possa ser nomeado e empossado no novo cargo. Pela manhã, ele havia passado por sabatina na Comisão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, onde sua indicação obteve aprovação unânime.
Ao defender a aprovação do nome em plenário, o senador José Agripino, relator da indicação, disse que Gurgel de Faria "tem notório saber jurídico, além de ser um juiz hábil e competente e um bom negociador".
Segundo o senador pelo Rio Grande do Norte, o indicado “é um homem voltado para o bom direito, afável no trato e muito cordato no encaminhamento de soluções. É um sujeito competente, que honra muito os quadros jurídicos do meu estado”.
Também do Rio Grande do Norte, o senador Paulo Davim classificou Gurgel de Faria como um magistrado “brilhante e capaz”. Afirmou que o futuro ministro possui um saber jurídico reconhecido não só no seu estado ou no Nordeste, “mas em todo o Brasil”.
Com informações da Agência Senado.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.