ANGELA JORDÃO
A elefanta Popy já está no Brasil. A travessia da fronteira entre Brasil e Argentina aconteceu na terça-feira (15/04) a noite. Neste comento, a comitiva segue pelo estado do Paraná. A previsão é chegar no Santuário dos Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães nesse final de semana. A travessia da fronteira é feita em Foz do Iguaçu (PR). A comitiva deixou a fronteira nesta quarta-feira (16/04), por volta das 07 horas da manhã.
De acordo com o presidente do SEB, Scott Blais, a comitiva, que deixou Buenos Aires (capital da Argentina) na segunda-feira (14/04) pela manhã, chegou na fronteira antes do programado, pois a viagem até a fronteira transcorreu de forma extremamente tranquila e ágil, com Popy tendo um comportamento exemplar, se alimentado bem e interagindo com tratadores e veterinários.
Popy será a primeira elefanta africana a habitar o SEB, que, atualmente, tem cinco elefantas asiáticas. Ela viveu por mais de 30 anos em um Ecoparque, em Buenos Aires (capital da Argentina). Pupy foi transportada do Parque Nacional Kruger, na África do Sul, para o que era então um zoológico em Buenos Aires em 1993, onde viveu ao lado de sua companheira, Kuky, que também seria levada para o Santuário, mas que infelizmente faleceu inesperadamente em outubro de 2024.
Leia mais:
Elefanta deixa zoológico na Argentina e está a caminho do Santuário em Chapada
A preparação para a viajem de Popy começou há quase dois meses, em 19 de fevereiro, quando Scott Blais e a veterinária e especialista em elefantes Trish London foram até o Ecoparque iniciar a adaptação de Pupy à caixa de transporte. Tudo é feito com respeito aos animais, esperando o tempo delas de se adaptaram a caixa e as condições para a viagem.
O mesmo ocorre durante a viagem até o SEB. Embora haja toda uma programação, a viagem transcorre de acordo com as necessidades e do ritmo que a elefanta dará - alguns elefantes necessitam de mais paradas para alimentação, descanso, beber água.
A comitiva incluí o caminhão com a caixa que transporta da elefanta, diretores do SEB, tratadores, veterinários e integrantes de ongs e fundações de proteção animal. No Brasil, eles são escoltados por equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Acompanhe ao vivo
A jornada de Popy até o Santuário pode ser acompanhada pelas redes sociais do SEB. Também é possível colaborar com o Santuário e a viagem de Popy, as instruções também estão nas redes.
Site: elefantesbrasil.org.br
E-mail: info@elefantesbrasil.org.br
Facebook: /santuariodeelefantes
Instagram: @elefantesbrasil
O SEB
O Santuário de Elefantes Brasil existe há 10 anos. Surgiu da necessidade de dar um lar adequado a dezenas de elefantes que vivem na América do Sul, alguns em condições precárias e cruéis. Nunca é demais lembrar que os elefantes são originários da África ou da Ásia.
Atualmente, o SEB tem cinco habitantes: Maia, Rana, Mara, Bambi e Guilhermina, todas elefantas africanas. Além de Popy, já está sendo organizada a vinda de Kenya, também uma elefanta africana e de dois machos africanos, todos ainda na Argentina.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.