ANGELA JORDÃO
Da Redação
O Santuário de Elefantes Brasil (SEB) recebe no próximo final de semana mais uma moradora: Pupy, a primeira elefanta africana a morar no Santuário, localizado no Distrito da Água Fria, em Chapada dos Guimarães. A comitiva, que incluí caminhão com a caixa que transporta Pupy, diretores do SEB, tratadores, veterinários, seguradora e seguranças, deixou Buenos Aires (capital da Argentina) na manhã de segunda-feira (14/04) e neste momento segue para Foz do Iguaçu (PR).
No Brasil, eles são escoltados por equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A previsão é chegar no Santuário no final de semana, dias 19 ou 20 de abril.
Pupy foi transportada do Parque Nacional Kruger, na África do Sul, para o que era então um zoológico em Buenos Aires em 1993, onde viveu ao lado de sua companheira, Kuky, por mais de 30 anos. Kuky faleceu inesperadamente em outubro de 2024 e agora Pupy faz a viagem para seu lar definitivo sozinha.
Leia mais:
Estado compara Lagoa Azul com Bonito e prevê liberação do local em 2026
Alta nos custos de fertilizantes pressiona produção agrícola e inflação de alimentos
Mauro avisa que agro de MT está preparado para "qualquer mudança global"
A preparação para a viajem começou há quase dois meses, em 19 de fevereiro, quando o presidente do SEB, Scott Blais, e a veterinária e especialista em elefantes Trish London foram até o Ecoparque iniciar a adaptação de Pupy à caixa de transporte. Tudo é feito com respeito aos elefantes, esperando o tempo delas de se adaptaram a caixa e as condições para a viagem.
Afinal, como diz o lema do SEB, o Santuário é um lugar de cura e recomeço para esses incríveis animais, já se sofreram muito maltrato físicos e emocionais. As elefantas do Santuário, são, em sua maioria, egressas de circos e algumas de zoológicos. E como disse Scott em sua live na segunda pela manhã, no início da viagem de Pupy, “ela está pronta”.
REPRODUÇÃO

O Ecoparque onde Pupy estava também foi o lar de Mara, que fez sua jornada para o Santuário de Elefantes Brasil em 2020.
Pupy será a primeira elefanta africana no santuário, mas não ficará sozinha no habitat das fêmeas africanas por muito tempo. Kenya, outra elefanta africana solitária, logo se juntará a ela, oferecendo a oportunidade de companheirismo que os elefantes tanto precisam.
O SEB
O Santuário dos Elefantes Brasil existe há 10 anos. Surgiu da necessidade de dar um lar adequado a dezenas de elefantes que vivem na América do Sul, alguns em condições precárias e cruéis. Nunca é demais lembrar que os elefantes são originários da África ou da Ásia.
Atualmente, o SEB tem cinco habitantes: Maia, Rana, Mara, Bambi e Guilhermina, todas elefantas africanas. Além de Popy, já está sendo organizada a vinda de Kenya, também uma elefanta africana e de dois machos africanos. Todos do Ecoparque de Buenos Aires.
Acompanhe ao vivo
A jornada de Popy até o Santuário pode ser acompanhada pelas redes sociais do SEB. Também é possível colaborar com o Santuário, as instruções também estão nas redes.
Site: elefantesbrasil.org.br
E-mail: info@elefantesbrasil.org.br
Facebook: /santuariodeelefantes
Instagram: @elefantesbrasil
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.