DA ASSESSORIA
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso ressalta que o cadastramento biométrico dos eleitores não está sendo realizado em Cuiabá. Atualmente, no estado de Mato Grosso, o cadastramento acontece apenas nas cidades de Rondonópolis, Indiavaí e Luciara.
Esse esclarecimento é necessário porque a campanha do Tribunal Superior Eleitoral na televisão tem levado alguns eleitores ao espaço Ganha Tempo, no centro de Cuiabá, acreditando que a convocação de Justiça Eleitoral também tem validade para a capital de Mato Grosso. O TRE esclarece que o cadastro biométrico dos eleitores deverá ser realizado em Cuiabá depois das eleições de 2014.
Contudo, o espaço Ganha Tempo e os cartórios eleitorais de Cuiabá continuam atendendo os eleitores para a confecção do primeiro título; para a regularização da situação para aqueles que deixaram de votar em alguma eleição; para a transferência de domicílio eleitoral ou apenas atualização do cadastro (transferência do local de votação dentro da mesma cidade, atualização de nome de solteiro/casado, atualização de endereço e nível de escolaridade etc).
Campanha na TV visa familiarizar eleitor com o assunto
A campanha veiculada na televisão pelo Tribunal Superior Eleitoral é conceitual. Ela visa informar o eleitor da importância do comparecimento e dos benefícios da revisão do eleitorado com biometria.
Na peça publicitária o TSE informa que o cadastramento biométrico acontece em alguns municípios brasileiros e que o eleitor deve se informar, na internet ou por telefone junto ao cartório eleitoral, para saber se na sua cidade está acontecendo a biometria.
No próximo dia 16 de julho terá início o cadastramento biométrico no município de Poconé, a aproximadamente 100 quilômetros de Cuiabá.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.