MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
A Polícia Federal abriu, entre 2022 e 2023, 17 inquéritos em Mato Grosso com base na chamada Lei do Estado Democrático de Direito, que defende as instituições da democracia contra tentativas de golpe.
Os dados foram publicados pela Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas. As informações foram fornecidas pela PF em um pedido via Lei de Acesso a Informação.
Mato Grosso é o quarto Estado com mais inquéritos abertos nesses dois anos de vigência da lei nº 14.197/2021, empatado com São Paulo. A maioria das investigações foram abertas em 2023, sendo 10 delas. As outras sete são do ano passado.
Leia mais:
Acampados no QG do Exército esperavam golpe em 9 de janeiro, diz PGR
A PF não informa detalhes das investigações, em acordo com o Código Penal, que determina à autoridade policial guardar o sigilo das investigações em curso.
Atos contra o Estado Democrático de Direito se avolumaram em Mato Grosso e no restante do país após as eleições de 2022. Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) bloquearam estradas e promoveram ataques após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas, em outubro passado.
Os bolsonaristas pediam intervenção militar contra a eleição e, depois, a posse de Lula. A escalada do movimento culminou no quebra-quebra nas sedes dos Três Poderes, em Brasília, com a participação de diversos moradores de Mato Grosso que viajaram à capital federal para a tentativa de golpe de Estado.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Lourenço Luiz da Silva 29/04/2023
Imprecionante, a saúde de Cuiabá ta um caus é essa tropa de sem futuro filho de puta perdendo tempo e torrando dinheiro público com pessoas que estão manifestando o seu direito de cidadão de não querer um LADRÃO na presidência da República que STF colocou lá, isso é inadmissível.
Ubaldo Luciano da Silva 29/04/2023
ENQUANTO ISSO OS VERDADEIROS CULPADOS ESTÃO AO LADO DELES E NÃO FAZEM NADA
2 comentários