DA REDAÇÃO
A Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso deu parcial provimento ao recurso de apelação interposto pelo Ministério Público Estadual (MPMT) reformando a sentença proferida em 1º para condenar o município de Lucas do Rio Verde a adequar os prédios públicos às normas de acessibilidade. Conforme o acórdão do TJMT, o município deve promover a adequação de todos os edifícios de sua propriedade ou ocupados por órgãos municipais, em conformidade com as Normas ABNT NBR 9050 e NBR 16537, bem como às eventuais normas que venham a ser editadas futuramente.
Além disso, o município deve garantir que todas as futuras edificações, desde a concepção dos respectivos projetos até sua conclusão e utilização, observem rigorosamente as normas de acessibilidade. O prazo estabelecido pela Justiça para cumprimento da decisão é de 18 meses.
A Ação Civil Pública foi ajuizada em 2019 pela 1ª Promotoria de Justiça Cível de Lucas do Rio Verde. O MPMT explicou que em 2009 instaurou inquérito civil com o objetivo de verificar o cumprimento das normas de acessibilidade nos edifícios públicos do município e, após uma década, constatou-se a persistência da falta de adequação. E argumentou que a não adequação dos prédios públicos prejudica diretamente mais de 2 mil pessoas com dificuldades de locomoção na cidade, em evidente violação aos direitos assegurados pela legislação de acessibilidade.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.