Redação
Após recomendação do Ministério Público Federal (MPF), o Ministério das Minas e Energia (MME) informou que o Serviço Geológico do Brasil (SGB) está realizando levantamento na área do Domo de Araguainha, a maior cratera de impacto meteorítico do país e da América do Sul, localizada na divisa entre Mato Grosso e Goiás. Os dados devem ser utilizados na confecção de inventários dos 15 geossítios selecionados para comporem a proposta do Geoparque Astroblema de Araguainha – Ponte Branca (GO/MT).
A partir da instauração de inquérito em 2019, o MPF apura ações de órgãos públicos na preservação geológica da cratera, que possui 40 quilômetros de diâmetro e ocupa a 15ª posição no ranking das maiores do mundo.
O MME afirmou que a caracterização e a delimitação dos afloramentos de referência do Domo devem ser concluídas até o próximo mês de março, com o levantamento completo sendo finalizado até maio. A previsão para conclusão do mapa do patrimônio geológico do Domínio Serra Geral é até o final de 2025, segundo o MME.
De acordo a recomendação do MPF, assinada pelo procurador da República Guilherme Fernandes Ferreira Tavares, em outubro de 2022, o Domo de Araguainha foi escolhido pela International Union of Geological Sciences (IUGS) como um dos cem principais sítios geológicos em todo o mundo. A classificação do IUGS considerou sua relevância científica, além de seu potencial para uso em atividades educacionais culturais e turísticas, dentre outros critérios.
O MPF também apura, em outro inquérito civil, possíveis impactos socioambientais decorrentes da implantação da rodovia estadual MT-100, que pode afetar a região central do Domo.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.