Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2023, 17:30 - A | A

26 de Janeiro de 2023, 17h:30 - A | A

JUSTIÇA / PRESA EM BRASÍLIA

Ex-presidente do Sindspen ameaça segurança de Lula, diz Moraes

Jacira está presa por suspeita de participação na destruição das sedes dos Três Poderes

MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação



Ao decretar a prisão preventiva da ex-presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen-MT) Jacira Maria da Costa Silva, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a conduta dela no dia 8 de abril constitui ameaça à segurança do presidente da República, deputados federais, senadores e ministros da Suprema Corte.

Jacira foi presa em flagrante durante os atos antidemocráticos em Brasília no qual defensores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deprederam as sedes dos Três Poderes. Os bolsonaristas são contrários à eleição e à posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito em outubro do ano passado.

A ex-presidente do Sindspen é suspeita de dos crimes de "atos terroristas, inclusive preparatórios", associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, todos previstos no Código Penal.

"A conduta do requerido revela-se ilícita e gravíssima, constituindo ameaça ilegal à segurança do Presidente da República, dos Deputados Federais e senadores, bem como dos ministros do Supremo Tribunal Federal, revestindo-se de claro intuito de, por meio de violência e grave ameça, coagir e impedir o exercício dos poderes constitucionais constituídos, com flagrante afronta à manutenção do Estado Democrático de Direito, em patente descompasso com o postulado da liberdade de expressão", diz trecho da decisão à qual o Midiajur teve acesso.

Para Moraes, "os fatos narrados – com a participação efetiva do investigado, conforme prova dos autos - demonstram uma possível organização criminosa que tem por um de seus fins desestabilizar as instituições republicanas". O ministro registra que os ataques são feitos às instituições que se contrapõem a atos ilegais ou inconstitucionais, "omo o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, utilizando-se de uma rede virtual de apoiadores que atuam, de forma sistemática, para criar ou compartilhar mensagens que tenham por mote final a derrubada da estrutura democrática e o Estado de Direito no Brasil".

"Essa organização criminosa, ostensivamente, atenta contra a Democracia e o Estado de Direito, especificamente contra o Poder Judiciário e em especial contra o Supremo Tribunal Federal, pleiteando a cassação de seus membros e o próprio fechamento da Corte Máxima do País, com o retorno da Ditadura e o afastamento da fiel observância da Constituição Federal da República", avalia o ministro.

De acordo com Moraes, todos os envolvidos serão responsabilizados civil, política e criminalmente pelos atos contra a democracia, o Estado de Direito e às instituições, "inclusive pela dolosa conivência por ação ou omissão motivada pela ideologia, dinheiro, fraqueza, covardia, ignorância, má-fé ou mau-caratismo".

Para o ministro, a prisão preventiva aplicada contra a ex-presidente do Sindspen é a única medida capaz de garantir a ordem pública e a continuação da investigação, em especial para apurar o financiamento da ida e permanência dos bolsonaristas em Brasília.

Jacira da Costa está presa na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colméia.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

LUCAS MARINHO 27/01/2023

ESSES BOLSONARISTAS DOENTES ACHAM QUE O POVO É IDIOTA EM ACREDITAR NESSA LADAINHA DE PETISTAS INFILTRADOS! TODOS QUE ESTAVAM EM BRASILIA DIA 08 DE JANEIRO ESTAVAM LA PQ QUERIAM E DEFENDIAM UM GOLPE DE ESTADO. SÃO TODOS BANDIDOS E TEM QUE CONTINUAR PRESOS.

positivo
0
negativo
0

Marluce Silva 27/01/2023

É muita demência pensar que o próprio PT iria colocar seus apoiadores em atos terroristas. Isso seria fácil de desmascar. Qual petista vc encontrou entre os vândalos. Dê o nome. Entregue ele à polícia. Seja honesta e corajosa. À esquerda sabe fazer mobilizações democráticas. Só gente ingênua, sem leitura, sem respeito às regras estabelecidas é que acreditam que quebrar e destruir instituições democráticas são atos de mobilização. Não são. São atos de terror. Experimente quebrar a sua casa para você saber o que é isso. Vc vai acha que é ato de mobilização? Quem fez, quem executou, quem financiou foram os BOLSONARISTAS IDIOTAS. Agora aguentem as consequências.

positivo
0
negativo
0

Antonio de freitas 26/01/2023

É uma vergonha o que a midia comprada está fazendo,porque vocês da midia não noticiam que os vândalos que depredaram as dependencias do STF SÃO militantes do PT E QUE ESSES LA FORAM COLOCADOS COM ESSE INTUITO,PORQUE SABIAM QUE TJDAS AS MANIFESTAÇÕES ANTI-LULA SEMPRE FORAM PACÍFICAS, MAS,MINISTRO DO STF E A CÚPULA DA ESQUERDA PAGARAM BANDIDOS PARA FAZEREM ISSO,SIMPLESMENTE PARA JOGAR A CULPA EM PESSOAS HONESTAS,DIGNAS,ISSO É UMA VERGONHA,MAS A justiça de Deus chegara!

positivo
0
negativo
0

Ellen Luiza Gomes de Araujo e Rabelo Pin 26/01/2023

É o fim dos tempos...ex sindicalista.? Tem que investigar isso. Se Ela não ganhou muito dinheiro...interna.

positivo
0
negativo
0

4 comentários

Mulher é presa após cortar pênis de marido por “falhar” na hora H
#GERAL
CHOCANTE
Mulher é presa após cortar pênis de marido por “falhar” na hora H
Estado prevê implantar mais 30 escolas cívico-militares em 2025
#GERAL
EDUCAÇÃO
Estado prevê implantar mais 30 escolas cívico-militares em 2025
Após fotos, Estado define ações para 'barrar' facções nas escolas
#GERAL
EDUCAÇÃO SEGURA
Após fotos, Estado define ações para 'barrar' facções nas escolas
Comitê do governo recomenda volta do horário de verão
#GERAL
ESTUDOS
Comitê do governo recomenda volta do horário de verão
Maníaco do carro: polícia encontra faca e procura homem acusado de atacar mulheres em SP
#GERAL
MANÍACO
Maníaco do carro: polícia encontra faca e procura homem acusado de atacar mulheres em SP
Nova parabólica digital oferece programação variada
#GERAL
TELEVISÃO
Nova parabólica digital oferece programação variada
Confira Também Nesta Seção: