DA REDAÇÃO
Presidentes de Subseções da OAB no interior de Mato Grosso enalteceram a atuação da presidente da instituição, Gisela Cardoso, pela adesão às eleições on-line. A decisão tomada por Gisela em janeiro deste ano e anunciada nesta segunda-feira (16) permitirá maior participação da advocacia na escolha dos dirigentes da Seccional e das 29 Subseções no pleito que será realizado na segunda quinzena de novembro deste ano.
A presidente da 22ª Subseção de Primavera do Leste, Ethiene Brandão, explica que diferentemente do que tem sido divulgado por grupos opositores – de que o pleito partiu de determinados presidentes de Subseções – a verdade é que desde janeiro de 2024 a presidente Gisela Cardoso já havia manifestado junto ao Conselho Federal da OAB a intenção de aderir às eleições on-line e informado em reunião on-line aos 29 presidentes de Subseções.
Em março, Gisela Cardoso por meio do Ofício nº 038/2024 junto à Presidência do Conselho Federal da OAB, reiterou o interesse da OAB-MT em realizar as eleições on-line, requereu informações sobre custos e auditagem e prestou informações requisitadas pelo Conselho Federal sobre número de eleitores.
“É importante que a verdade prevaleça e que um relevante avanço por iniciativa da presidente Gisela, e ratificado por mim e por todos os presidentes de Subseções, não seja usado com fins eleitoreiros. Tanto é que durante o 5º Colégio de Presidentes de Subseções que foi realizado no dia 17 de maio na Subseção da qual sou presidente, a Dra. Gisela esclareceu sobre os andamentos que foram dados para a efetivação da votação on-line e, logo em seguida, nós presidentes assinamos a Carta de Primavera do Leste ratificando a iniciativa dela, porque é um anseio que beneficia toda a advocacia do nosso Estado”, esclareceu Ethiene Brandão cuja Subseção é composta ainda por Santo Antônio do Leste.
O presidente da 5ª Subseção da OAB de Várzea Grande - que engloba Jangada, Nossa Senhora do Livramento e Poconé - Rodrigo Araújo, avalia que a implementação das eleições virtuais na OAB-MT é uma conquista notável e que reflete o compromisso com a modernização e a inclusão de todos os advogados, especialmente em um Estado com desafios geográficos como Mato Grosso.
"Essa iniciativa, ratificada por mim e pelos demais presidentes de Subseções, foi possível graças ao dedicado trabalho da presidente Gisela junto ao Conselho Federal. Sua atuação foi fundamental para concretizar essa mudança, garantindo uma Ordem mais acessível e democrática. Estamos todos empenhados em fortalecer a advocacia e promover a participação efetiva de cada profissional, independentemente da distância”, ressalta Rodrigo.
Para o presidente da 7ª Subseção da OAB de Mirassol D’Oeste, Anatoly Hodniuk Júnior, as eleições on-line serão fundamentais para reduzir os níveis de abstenções da advocacia durante a escolha dos dirigentes da Seccional Mato Grosso e das Subseções.
“A iniciativa da presidente Gisela, que contou com o apoio de todos os presidentes de Subseções, permitirá a participação da advocacia no processo eleitoral. Além de ser uma medida democrática é também econômica, já que evitará que muitos colegas tenham que se deslocar longas distâncias para poder votar”, destaca o presidente, cuja subseção engloba Araputanga, Glória D’Oeste, Indiavaí, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal e São José dos Quatro Marcos.
MAIOR SUBSEÇÃO GRAVA VÍDEO
Já o presidente da 1ª Subseção da OAB de Rondonópolis, Bruno de Castro, ressalta que em sua Subseção, que engloba também as cidades de Pedra Preta, Guiratinga e Itiquira, existem advogados que moram a 150 quilômetros de distância da sede, e que a eleição on-line vai possibilitar que esses advogados possam votar, seja do seu escritório ou de sua casa e garantir o verdadeiro processo democrático.
Nesta segunda-feira (17), após a presidente Gisela Cardoso anunciar oficialmente, Bruno gravou um vídeo aos inscritos na maior Subseção do Estado destacando o trabalho da presidente que foi ratificado pelos presidentes.
“Trata-se de um anseio da advocacia, que foi abraçado pela nossa atual presidente Gisela Cardoso. E eu tive a satisfação de ratificar este anseio juntamente com outros 28 valorosos presidentes de Subseção durante a realização do Colégio de Presidentes de Subseção em Primavera do Leste, ocorrido em maio deste ano”, destacou o advogado.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.