Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Terça-feira, 23 de Abril de 2024, 15:27 - A | A

23 de Abril de 2024, 15h:27 - A | A

JUSTIÇA / MANDADO DE SEGURANÇA

Emanuel entra na Justiça para anular processo de cassação na Câmara

Defesa de prefeito apontou ofensa ao devido processo legal e também pediu uma liminar para suspender o andamento do rito processual

ALLAN PEREIRA
Da Redação



O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) entrou com um mandado de segurança na Justiça de Cuiabá para suspender o processo de cassação contra si na Câmara Municipal. Junto com a ação, ele também pediu uma liminar para interromper a tramitação do processo. A Comissão Processante, que conduz o rito processual contra o emedebista, vai ouvir as primeiras testemunhas nesta quarta-feira (23).

Na inicial do mandado de segurança, a defesa de Emanuel argumentou principalmente que a Comissão Processante, sob a presidência do vereador Wilson Kero Kero (PMB), ofendeu o devido processo legal.

Emanuel é alvo de um processo de cassação por supostas infrações político-administrativas relacionadas a uma denúncia do Núcleo de Ações Originárias (Naco), do Ministério Público Estadual (MPE), que o apontou como chefe de uma organização criminosa voltada para desviar recursos da Saúde da capital. Na Câmara, o autor do pedido de cassação foi o vereador Fellipe Corrêa (PL).

Leia mais:

PGR dá parecer para reestabelecer afastamento de Emanuel da prefeitura

Os advogados de Emanuel apontaram que o pedido de abertura do processo de cassação foi apresentado "com exposição de fatos genéricos" e foi baseada numa decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) já suspensa pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A defesa também destacou que a Comissão Processante deu seguimento ao processo antes da apresentação da defesa prévia de Emanuel e que, depois de apresentada, o vereador Fellipe participou da reunião em que foi decidido por não acatá-la.

Para os advogados do prefeito, a participação do vereador é irregular, já que ele é autor da denúncia e legalmente impedido de participar dos atos processuais da Comissão Processante.

"A análise da defesa prévia apresentada pelo Impetrante é um ato exclusivo dos membros da Comissão Processante e que deve ser procedida sem a interferência e participação de pessoas que estão impedidas em participar da comissão processante. Permitir a participação do vereador autor da denúncia na reunião da Comissão Processante, que tem por objetivo a análise da defesa prévia, sem oportunizar ao investigado o mesmo direito, é uma ofensa direta ao direito líquido e certo ao contraditório e a ampla defesa", destacou a defesa.

Além disso, a defesa de Emanuel alegou que não está sendo intimada dos atos da Comissão Processante, argumentou que a denúncia foi aceita sem a apresentação de provas de que o prefeito agiu contra a lei e apontou a ausência de formalidade na formação da comissão processante.

Apontou também que o requerimento para instaurar o processo não constava na ordem do dia do dia 12 de março e não tinha parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, além de invadir competência do Poder Judiciário para julgar possíveis infrações previstas nos crimes de responsabilidade de prefeitos e vereadores.

O mandado de segurança foi impetrado junto à 2ª Vara Especializada de Fazenda Pública de Cuiabá, cujo titular é o juiz Márcio Aparecido Guedes, que ainda não deu uma decisão sobre o caso.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Funcionário tem mal subito e morre em fabrica de café em Cuiabá
#GERAL
FULMINANTE
Funcionário tem mal subito e morre em fabrica de café em Cuiabá
Acusado de esquartejar vítima em MT é preso no Distrito Federal
#GERAL
2 ANOS DEPOIS
Acusado de esquartejar vítima em MT é preso no Distrito Federal
Policiais apreendem 30 celulares em caminhão na PCE
#GERAL
FLAGRANTE
Policiais apreendem 30 celulares em caminhão na PCE
Bebê de 11 meses morre após reação alérgica a antibiótico
#GERAL
FATALIDADE
Bebê de 11 meses morre após reação alérgica a antibiótico
Professora denuncia suposto estupro de criança de dois anos
#GERAL
ABUSO
Professora denuncia suposto estupro de criança de dois anos
Envolvidos em homicídio, 6 membros do CV morrem em confronto com policiais
#GERAL
FAROESTE PANTANEIRO
Envolvidos em homicídio, 6 membros do CV morrem em confronto com policiais
Confira Também Nesta Seção: