Da Redação
“Diante da importância e do significado deste momento, fizemos questão de entregar, pessoalmente, a Lista Sêxtupla da OAB-MT. A primeira paritária da nossa história”, destacou Gisela Cardoso, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), durante visita institucional à presidente do Tribunal de Justiça (TJMT), desembargadora Clarice Claudino, na tarde desta quarta-feira (10).
O ofício já havia sido protocolado, de forma virtual, no dia 20 de dezembro, logo após a Sessão Extraordinária do Conselho Pleno da Seccional, que elegeu os candidatos à vaga de desembargador do TJMT, pelo Quinto Constitucional.
A presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino, parabenizou a Seccional pela condução do processo. “A OAB-MT está de parabéns pela forma como conduziu todo o processo e faz história com a lista paritária. É muito importante para fortalecimento da política afirmativa”, ressaltou.
Leia mais:
Veja propostas de advogados candidatos à vaga de desembargador no TJMT
Gisela Cardoso explicou que a definição pela Lista Sêxtupla paritária também buscou incentivar a participação de mais mulheres na disputa. “A paridade é importante, mas temos certeza de que todos os candidatos e candidatas têm as melhores condições para bem representar a advocacia, contribuindo e fortalecendo o sistema de justiça”.
Os advogados e advogadas que formam a Lista Sêxtupla são Abel Sguarezi, Dinara de Arruda Oliveira, Flaviano Kleber Taques Figueiredo, Gláucia Anne Kelly do Amaral, Helio Nishiyama e Juliana Zafino I. Ferreira Mendes.
Com a lista em mãos, os desembargadores do Tribunal de Justiça votarão para reduzir a uma lista tríplice, que será enviada ao governo. Pela Constituição Federal e Estadual, cabe ao governador Mauro Mendes (União Brasil) fazer a nomeação de um desembargador.
Participaram da visita ao TJMT, além da presidente Gisela Cardoso, o vice-presidente da OAB-MT José Carlos Guimarães Júnior e o diretor-tesoureiro Helmut Daltro.
Confira aqui o ofício da OAB-MT para o TJMT, com a Lista Sêxtupla.
(Com assessoria)
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.