LUCAS RODRIGUES
DA REDAÇÃO
Os deputados Guilherme Maluf (PSDB), Romoaldo Júnior (PMDB) e Mauro Savi (PR) irão depor, na tarde de quinta-feira (28), como testemunhas do ex-deputado José Riva (PSD) na ação penal derivada da Operação Imperador.
A ação, originada em denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), aponta José Riva como líder de um suposto esquema que desviou mais de R$ 62 milhões dos cofres do Legislativo, por meio de empresas fornecedoras de materiais à Assembleia.
Além deles, está previsto o depoimento do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Sérgio Ricardo.
A audiência irá iniciar às 13h30 na Vara Contra o Crime Organizado de Cuiabá e será presidida pela juíza Selma Arruda.
Já no dia 9 de junho ocorrerá o interrogatório de Riva, além do depoimento do deputado Wagner Ramos (PR). O deputado Pedro Satélite (PSD) ainda não informou em que data irá depor.
Na primeira fase das audiências, realizada em abril, prestaram depoimento os ex-deputados estaduais Dilmar Dal'Bosco (DEM), Luiz Marinho (PTB) e Carlos Antônio Azambuja (PP), o empresário Júnior Mendonça, delator do esquema, o ex-secretário-geral da Assembleia Legislativa, Luiz Márcio Bastos Pommot, além de outras testemunhas.
Pedido de liberdade
Após a prisão de Riva, a defesa do político já ingressou com inúmeras medidas judiciais, mas não obteve sucesso até o momento.
Ainda estão pendentes de julgamento dois Habeas Corpus que pedem a liberdade de Riva.
Um deles tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e está sob a responsabilidade do ministro Teori Zavascki.
O outro está no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e deve ser julgado no dia 2 de junho pela 6ª Turma, composta pelos ministros Sebastião Reis Júnior, Rogério Schietti Cruz, Maria Thereza Moura e pela desembargadora convocada Marilza Maynard.
A denúncia
Riva está preso no Centro de Ressocialização da Capital desde o dia 21 de fevereiro. Além dele, foram denunciados a sua esposa, Janete Riva, servidores públicos e empresários.
São eles: Djalma Ermenegildo, Edson José Menezes, Manoel Theodoro dos Santos, Djan da Luz Clivatti, Elias Abrão Nassarden Junior, Jean Carlo Leite Nassarden, Leonardo Maia Pinheiro, Elias Abrão Nassarden, Tarcila Maria da Silva Guedes, Clarice Pereira Leite Nassarden, Celi Izabel de Jesus, Luzimar Ribeiro Borges e Jeanny Laura Leite Nassarden.
A ação foi desmembrada pela juíza Selma Arruda e, com isso, Riva passou a responder em separado dos demais réus.
Leia mais:
Defesa pede mudança de ministro que julgará Riva
Defesa tenta no STF liberdade para o ex-deputado José Riva
Promotor não descarta nova fase da Operação Imperador
Deputado diz não saber sobre suposto esquema de Riva
Juíza dispensa José Riva de ser interrogado nesta terça
Defesa pede adiamento do interrogatório de Riva
Ex-secretário não é localizado para depor sobre desvios
Mulheres de acusados dizem que assinavam documentos sem ler
Alvo da PF depõe e diz que José Riva lhe deve R$ 6 milhões
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.