Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

GERAL Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022, 13:35 - A | A

13 de Dezembro de 2022, 13h:35 - A | A

GERAL / ACAMPAMENTO NO EXÉRCITO

Vídeos mostram PMs lanchando com manifestantes e abordagem a petistas

Jovens gravaram a ação dos policiais, que se justificaram dizendo que teria havido "perturbação da ordem pública"

MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação



Vídeos registrados por integrantes da Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT) mostram dois policiais militares, identificados como tenente Arillo e sargento Kelciano, comendo um lanche nas barracas montadas por manifestantes em frente à 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Cuiabá.

A filmagem foi feita momentos antes de os policiais conduzirem à delegacia Denilson D'Arc, secretário estadual da Juventude do PT, e Clarinda Castro. Outros vídeos mostram a abordagem e a condução feita pelos militares. Veja as imagens ao final da matéria.

Os jovens foram conduzidos pela PM sob alegação de "perturbação da ordem pública". A defesa, feita pelos advogados da assessoria da deputada Rosa Neide e do deputado Valdir Barranco, ambos do PT, alega a prisão foi ilegal e abusiva, e vai acionar a Corregedoria da PM e o Ministério Público Estadual, além de oficiar ao governador Mauro Mendes (União Brasil).

A advogada Soraya Bagio, que assessora Rosa Neide, aponta que os policiais estavam "de serviço participando dos atos antidemocráticos", e que teriam agido de maneira "irregular e preconceituosa" com os jovens filiados ao PT.

ENTENDA O CASO - Por volta das 17h de segunda-feira (12), Denilson e Clarinda foram até o ponto de ônibus em frente à 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, onde acontecem as manifestações após a eleição. Eles iriam pegar o transporte público para ir à aula na universidade no período noturno.

Em um relato gravado nesta terça-feira (13), Denilson relata que fez a primeira gravação para criticar a ocupação do ponto de ônibus pelos manifestantes, o que por vezes impede a parada do transporte e atrapalha a espera dos passageiros.

Na filmagem, os policiais militares estavam debaixo da tenda e Denilson começou a filmar do outro lado da avenida. É possível ver um dos policiais comendo um lanche no vídeo junto dos manifestantes.

"Eu quis fazer esse registro já que eram dois policiais militares que estavam em exercício do seu trabalho, então a gente tinha esse direito de fazer esse registro desses servidores", disse o jovem.

Os manifestantes perceberam e começaram a mostrar o dedo e xingar os dois jovens.

Em seguida Denilson relata que um bolsonarista se aproximou e questionou o motivo da filmagem, fazendo supostamente ameaças e dizendo que se a imagem fosse publicada o jovem "iria ver" que "aconteceria alguma coisa" com ele.

Outros manifestantes se aproximaram e os policiais se dirigiram até o ponto onde a situação se desenrolava. O dirigente do PT relata que os bolsonaristas teriam mentido aos policiais, dizendo que a filmagem seria de ofensas aos militares. No vídeo gravado, não há ofensa aos PMs.

Foi feita revista na mochila e demais pertencens dos jovens. Os jovens se sentiram intimidados e não mostraram o vídeo aos policiais.

Os militares decidiram chamar uma viatura para conduzir os jovens.

Clarinda se disponibilizou a acompanhar Denilson como testemunha, e acabou sendo conduzida na parte traseira da viatura.

"Eu ouvi um bolsonarista que estava ao nosso redor, que inclusive seria uma das outras testemunhas do caso, falou que não queria ir ao meu lado dentro da viatura. Então, o policial para mim entrar junto com o Denilson dentro do camburão. E eu perguntei porque eu estava indo, sendo que nao tinha motivo algum de eu estar indo ali atrás, ainda mais no camburão, como se eu fosse uma criminosa", afirmou ela.

Nesse momento, um dos policiais pegou Clarinda pelo braço, deixando uma marca, que ela mostra no vídeo do relato.

Os pertences dos jovens ficaram no banco de trás da viatura ao lado do bolsonarista que foi levado como testemunha. As portas e janelas da viatura ficaram fechadas por mais de uma hora no CISC com os dois dentro.

"O questionamento que a gente faz é: que perturbação? Quem a gente estava perturbando? Se os policiais não fazem nada e não agem contra aquilo que está acontecendo ali há dias na Avenida do CPA. Bloqueio, interdição de rua. Ontem nós estávamos sendo lesados porque os manifestantes estavam ocupando metade da via, nos obrigando a ficar no meio da rua, não dando o direito de a gente acessar o ponto de ônibus. Se tinha alguém ali perturbando a ordem pública eram aqueles manifestantes, e não dois estudantes, trabalhadores, que simplesmente fizeram uma filmagem, que era um direito nosso também", argumentou o dirigente a Juventude do PT no relato.

Veja os vídeos:

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Luciane Aparecida 13/12/2022

Polícias militares a serviço do golpismo bolsonarista. Uma vergonha pra corporação. Uma vergonha pra nação e desrespeito a população de bem.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

Mulher é presa após cortar pênis de marido por “falhar” na hora H
#GERAL
CHOCANTE
Mulher é presa após cortar pênis de marido por “falhar” na hora H
Estado prevê implantar mais 30 escolas cívico-militares em 2025
#GERAL
EDUCAÇÃO
Estado prevê implantar mais 30 escolas cívico-militares em 2025
Após fotos, Estado define ações para 'barrar' facções nas escolas
#GERAL
EDUCAÇÃO SEGURA
Após fotos, Estado define ações para 'barrar' facções nas escolas
Comitê do governo recomenda volta do horário de verão
#GERAL
ESTUDOS
Comitê do governo recomenda volta do horário de verão
Maníaco do carro: polícia encontra faca e procura homem acusado de atacar mulheres em SP
#GERAL
MANÍACO
Maníaco do carro: polícia encontra faca e procura homem acusado de atacar mulheres em SP
Nova parabólica digital oferece programação variada
#GERAL
TELEVISÃO
Nova parabólica digital oferece programação variada
Confira Também Nesta Seção: