ALLAN PEREIRA
Da Redação
Médicos do setor de pediatra e emergência médica do Hospital Municipal de Cuiabá anunciaram que vão paralisar os trabalhos a partir desta quarta-feira (20). Os profissionais de saúde apontam atraso no pagamento dos salários de setembro e outubro deste ano. A prefeitura negou os atrasos por meio de nota.
Segundo comunicação enviada pelos médicos a direção do HMC, os médicos são contratados pela prefeitura por meio da empresa Family Medicina e Saúde, para atuar em diversas alas do hospital.
Os profissionais de saúde relatam no documento que foram inúmeras cobranças com a empresa e a direção do HMC, mas não conseguiram sucesso em ter a demanda atendida.
"O atraso no pagamento dos médicos desse e de outros setores do HMC tem se tornado um evento recorrente, apesar das cobranças sem sucesso por parte do corpo clínico, culminando, inevitavelmente, em um sentimento de extrema insegurança de que a empersa Family Medicina e Saúde honará seus contratos. Tais atrasos nos pagamentos têm acarretado não apenas em prejuízos financeiros, mas também morais aos contratados", diz.
O setor de pediatria e emergência são portas abertas e atendem casos de crianças acometidas de diversos traumas, como quedas, acidentes de trânsito, traumatismos cranianos, picadas de cobras ou escorpiões e crises convulsivas.
"A paralisação dos plantonistas pediátricos do hospital teria como consequência a falta de assistência para estes incidentes, levando a um prejuízo inestimável à população cuiabana", alertam.
Por isso, eles pedem a regularização dos pagamentos referentes a setembro e outubro de 2022, em carater de urgência.
Eles anunciam que, caso não sejam efetuados os pagamentos até 48 horas, irão cruzar os braços e os plantões ficarão sob responsabilidade da empresa Family Medicina.
Outro lado - Em nota, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), afirma que "é inverídica a nformação que a ECSP atrasa o salário de médicos".
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) também havia negado os atrasos na última semana e disse que as empresas é que podem estar falhando no pagamento dos salários.
"Todos os profissionais da ECSP estão com a folha de pagamento em dia. Ressalta, que a situação do pagamento de médicos (prestadores de serviço), que atuam nas Enfermarias Pediátrica e Adulta do HMC é com a empresa Family Medicina e Saúde, responsável pela contratação destes profissionais. A ECSP enfatiza o cumprimento do contrato com a referida empresa, sendo realizado os pagamentos para a terceirizada dentro do prazo contratual", informa.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.