LETÍCIA PEREIRA
DA REDAÇÃO
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, prevê que até às 16h30 do próximo domingo (27) o eleitor cuiabano já conhecerá o prefeito que administrará a Capital a partir de 1º de janeiro de 2025. Caso a expectativa se concretize, será o tempo mais rápido de uma totalização de votos da história da Capital.
"Quero que seja em 15 minutos, mas acredito que em meia hora nós conseguiremos dar o resultado", informou Maria Aparecida Ribeiro, em coletiva nesta sexta-feira (25).
A desembargadora explicou que todo trabalho preparatório para a eleição já está concluído, restando apenas a entrega das urnas e a eleição em si. Maria Aparecida explicou que um dos desafios para esta segunda etapa da eleição na Capital está na conscientização da população em comparecer às urnas.
No primeiro turno, cerca de 102 mil eleitores aptos a votar não utilizaram do direito ao voto. Existe o temor de que este número seja ainda maior no 2º turno, já que na segunda-feira (28) é comemorado o Dia do Servidor Público e diversos órgãos públicos terão ponto facultativo.
"Chamamos a população, inclusive a ministra Carmem Lúcia, presidente do tse, chamou a atenção dos nosssos eleitores, porque nós precisamos do voto. A democracia necessita do voto de todo cidadão, de todo eleitor. O número foi bastante expressivo, mas nós chamamos e conclamamos. Peço que o eleitor vá até a sua zona eleitoral, sua sessão eleitoral e vote para exercer o seu direito de exigir alguma coisa de quem for eleito", frisou.
Leia mais:
Saiba como será o funcionamento dos órgãos estaduais na segunda
A magistrada não avalia que a grande abstenção no primeiro turno seja resultado de um descrédito da população com a classe política. Para ela, diversos fatores - como agenda de trabalho e outras atividades - colocam o comparecimento às urnas em segundo plano.
Porém, ela ressaltou que os eleitores que não votaram no primeiro turno podem e devem comparecer no 2º turno, quando os cidadãos poderão definir entre Abílio Brunini (PT) e Lúdio Cabral (PT) o próximo prefeito de Cuiabá. "Quem não votou no primeiro turno, deve votar no segundo turno. As vezes no primeiro houve algum motivo que não o permitiu votar, mas no segundo turno ele deve votar", pontuou.
A eleição em Cuiabá seguirá o horário de Brasília, com início às 7h00 e finalização às 16h00.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.