MIKHAIL FAVALESSA E ALLAN PEREIRA
Da Redação
Após um entrevero acontecido entre quinta-feira (7) e sexta-feira (8), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o deputado federal Neri Geller (PP) selaram a paz em uma reunião na noite de ontem. O ex-prefeito de Rondonópolis Percival Muniz (MDB) afimou, após o encontro, que o grupo deverá se unir para dar palanque ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Mato Grosso.
Percival tenta articular seu nome para disputar o Governo do Estado com apoio da federação formada por PT, PCdoB e PV. A conversa na noite de sexta definiu que Emanuel vai coordenar a pré-candidatura do ex-prefeito de Rondonópolis ao Governo do Estado.
O conflito começou na quinta com um almoço entre Neri, Emanuel e o senador Carlos Fávaro (PSD). O deputado e o senador teria oferecido a suplência de Neri, que é pré-candidato ao Senado, à primeira-dama Márcia Pinheiro (PV). A condição era o rompimento de Neri com o governador Mauro Mendes (União Brasil).
Leia mais:
Neri articula aliança com esquerda e dá ultimato a Mauro: se fechar com Wellington, acabou
Emanuel vê que Neri e Fávaro usam esposa e dá ultimato para rompimento com Mauro
Na noite de quinta, Neri se reuniu com Mauro no Palácio Paiaguás e afirmou à imprensa que o governador pediu mais alguns dias para decidir sobre a aliança envolvendo a candidatura ao Senado. Mauro conversa com o PL para ter apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), que já definiu seu pré-candidato ao Senado em Mato Grosso: o senador Wellington Fagundes (PL), que vai à reeleição.
Na sexta, Emanuel se mostrou irritado com a indecisão do deputado e deu um ultimato, afirmando que se Neri não anunciasse rompimento com Mauro até as 18h daquele dia não haveria mais conversa. Os dois se reuniram ainda na sexta, junto com Percival, e selaram a paz.
"Bem, nós estamos terminando uma reunião de trabalho de ampla articulação política para as eleições esse ano. Com o projeto do Lula presidente, Neri Geller pré-candidato a senador até a possibilidade do Percival, que sou eu, pré-candidato a governador, mas está aberto ainda porque eu não tenho ainda o aval total do MDB, isso pode vir ou pode não vir. Mas nós já estamos discutindo também outras alternativa", disse Percival Muniz na noite de sexta.
De acordo com o ex-prefeito de Rondonópolis, "o importante é que o grupo está fechado, robustecido".
"O Neri está fazendo o trabalho de trazer mais lideranças de lá. E ele é competente pra isso. O Emanuel que está coordenando isso tudo, está juntando outros partidos também. A federação que é PT, PV e PCdoB nos deu carta branca pra fazer articulação, principalmente e incondicionalmente em cima do nome do Lula pra presidente. E vamos construir isso, acho que mais uma semana de trabalho nós estamos com um projeto de Mato Grosso e do Brasil aqui no Estado de Mato Grosso", concluiu Percival.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.