G1
Imagens feitas no aeroporto de Toronto, no Canadá, mostram o momento em que um avião com 80 pessoas a bordo capotou ao pousar, na segunda-feira (17). Vinte e uma pessoas ficaram feriadas. Ninguém morreu.
No vídeo acima, é possível ver que havia muita neve na pista. Ao tocar o solo, o jato CRJ900 da companhia Delta Airlines sofreu um desequilíbrio. A asa direita bateu no chão e pegou fogo imediatamente.
Com a explosão, o avião virou para o lado direito e capotou. As chamas foram contidas logo depois.
As 80 pessoas a bordo, incluindo passageiros e tripulação, conseguiram sair da aeronave. Nesta terça, a Delta Air Lines informou que 19 dos 21 passageiros hospitalizados foram liberados. Dois seguima em estado grave.
Não se sabe ainda o que causou o acidente. Essas informações não haviam sido divulgadas até a última atualização desta reportagem.
O Conselho de Segurança de Transporte do Canadá investiga o caso.
Leia mais:
Vaticano diz que situação clínica do Papa Francisco é 'complexa'
O acidente
Momento em que avião pega fogo e capota ao pousar no aeroporoto de Toronto, em 17 de fevereiro de 2025. — Foto: Reprodução/ g1
A aeronave capotou por volta das 14h15 no horário local (16h15 em Brasília). O voo DL4819 vinha de Minneapolis, nos Estados Unidos, e era operado pela Endeavor Air, subsidiária da Delta.
Segundo a a ministra dos Transportes do Canadá, Anita Anand, os três feridos com gravidade são uma criança, um homem de cerca de 60 anos e uma mulher na mesma faixa de idade. Eles foram levados de helicóptero para hospitais da região.
Condições climáticas
Segundo o chefe dos bombeiros, Todd Aitken, as condições do aeroporto eram de tempo seco e sem vento cruzado. Uma hipótese cogitada pelos especialistas era de que uma forte rajada de vento cruzado — o chamado "crosswind", que bate na lateral da aeronave quando ela está perto de pousar — pudesse ter desestabilizado o avião e provocado o capotamento.
"O que podemos dizer é que a pista estava seca e não havia condições de vento cruzado", afirmou Aitken na noite de segunda-feira.
Um dos passageiros, identificado pela imprensa local como John Nelson, afirmou que "era perceptível que as pistas do aeroporto estavam em uma condição estranha". Ele relatou que o pouso foi "duro", com uma forte batida no solo, e que o avião derrapou e capotou em seguida — como mostraram as imagens.
"Quando pousamos, batemos com muita força, batemos no chão e o avião saiu de lado. Acredito que derrapamos para o lado e depois viramos de ponta-cabeça", disse.
A região de Toronto tem enfrentado fortes nevascas. Segundo o Serviço Meteorológico do Canadá, o aeroporto enfrentava ventos com velocidade de até 65 km/h na segunda-feira, e a temperatura era de aproximadamente -8,6°C.
Veja nota da Delta na íntegra:
"O voo 4819 da Delta Connection, operado pela Endeavor Air com uma aeronave CRJ900, sofreu um acidente envolvendo apenas a própria aeronave no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto (YYZ) por volta das 15h30 (horário do leste dos EUA) nesta segunda-feira. O voo partiu do Aeroporto Internacional de Minneapolis-St. Paul (MSP).
Relatos iniciais indicam que não houve vítimas fatais. Vários passageiros com ferimentos foram levados a hospitais da região. Nosso foco principal é prestar assistência aos afetados.
A bordo do voo estavam 80 pessoas no total – 76 passageiros e quatro tripulantes.
O aeroporto YYZ [Toronto Pearson] foi fechado pouco depois do incidente. A Delta está em contato com clientes que viajariam de, para ou por YYZ e recomenda que monitorem o status de seus voos pelo aplicativo Fly Delta.
A Endeavor Air é uma subsidiária integral da Delta Air Lines, com sede em Minneapolis."
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.