Já imaginou poder votar nas eleições do Brasil sem precisar sair de casa? A empresa mato-grossense Fidelity Mobile foi uma das empresas selecionadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a apresentar propostas de soluções de evolução do sistema de votação que é adotado no País desde 1996, com a implantação das urnas eletrônicas.
A Fidelity Mobile participou dos testes, realizados pelo TSE, no primeiro turno das eleições municipais de 2020, com uma versão customizada e integrada do Bemdito: “Plataforma Digital Candidata ao Projeto Eleições do Futuro 2020”.
O Bemdito cumpriu todos os pré-requisitos exigidos pela Justiça Eleitoral: identificar o eleitor; contabilizar o voto apenas uma vez; garantir o sigilo do voto; e incluir mecanismos de transparência e auditoria.
A mudança, se concretizada, pode vir a trazer benefícios aos eleitores, como a não necessidade de deslocamento até a seção eleitoral e a economia, devido a logística de transporte que o equipamento de votação atual demanda.
No último dia 15, eleitores votaram em candidatos fictícios, em simulação de uma eleição. Três cidades do país foram selecionadas, pelo projeto “Eleições do Futuro”, para receber as demonstrações, que foram monitoradas pela Justiça Eleitoral.
“Podemos nos sentir orgulhosos, porque de todo o Brasil, três cidades foram escolhidas para participar desse projeto inédito: Valparaíso de Goiás, São Paulo e Curitiba”, declara o presidente do TRE do Paraná, desembargador Tito Campos de Paula.
Quer receber notícias no seu celular? PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP clicando aqui .
DIANA MARIA SANTOS 27/01/2022
A plataforma do Bemdito, pode resolver o problema do "APAGÃO DIGITAL" nos serviços públicos do Brasil e de Mato Grosso, permitir o trabalho remoto, a educação digital de forma real, verdadeira.
Ana Duarte Arruda 17/01/2021
Parabéns ao IFMT por ter apoiado este grandioso projeto de inovação tecnológica, imagina reduzir 1 BILHÃO de REAIS de custos diretos com manutenção de urnas eletrônicas!!! Outro ponto focal é a segurança do voto digital e a comodidade do voto digital que pode ser realizado de qualquer lugar. O ministro Barroso da um exemplo de transparência e modernidade e aplicação da Lei da Inovação.
Carla Maria Pino 24/11/2020
Gostaria de saber mais sobre o tema Eleições do Futuro, vocês poderiam entrevistar novamente os criadores do Bemdito?
Sonia Paola Guerra 23/11/2020
Simplesmente espetacular, lembrando que o projeto da urna eletrônica é daqui de Mato Grosso...; Quem sabe não teremos o voto DIGITAL aqui de nossa terra também.
4 comentários