DA REDAÇÃO
Secom-MT
Gilberto Figueiredo aponta omissão da Prefeitura de Cuiabá, em meio à pandemia
Numa entrevista à TV Mais - afilida da TV Cultura em Cuiabá -, na semana passada, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que, diante do aumento de casos de Covid-19 e também do surgimento da "flurona" (coinfecção entre Covid e Influenza), o Governo já planeja uma possível reabertura de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria para “acudir” a população.
Mas, ele afirmou que a reabertura do Centro de Triagem, na Arena Pantanal, com estratégia de testagem, só poderá ser pensada se Mato Grosso chegar a um “caos total”.
Leia mais:
Com escalada de casos, PSM bloqueia UTIs e não recebe pacientes com Covid
GF observou que o primeiro atendimento é de responsabilidade da Prefeitura e que o Governo avisou antes que ira fechar o Centro de Triagem, para que o município se preparasse.
“Não é atribuição do Governo do Estado sequer fazer essa triagem e fazer os testes. O Governo atuou, desde o primeiro momento, provendo e auxiliando municípios com recursos, com medicamentos, com testes, para que eles pudessem fazer o que é obrigação. O que aconteceu na Baixada Ciabana foi a ausência do poder público municipal em fazer a sua obrigação”, disse o secretário.
Pelo menos três unidades de Saúde estão com 100% dos leitos Covid ocupados: o antigo Pronto-Socorro Municipal, que não recebe pacientes desde dezembro do ano passado, e os hospitais Santa Casa e Júlio Muller.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.